Publicidade

Publicidade
21/08/2008 - 12:39

Saldanha se envergonharia do que disse sobre futebol feminino

Compartilhe: Twitter

João Saldanha é um dos meus heróis. O seu papel na denúncia das mazelas do futebol brasileiro, entre as décadas de 60 e 80, não encontra paralelo no jornalismo brasileiro. Enxergou muito à frente de seus colegas ao escrever insistentemente sobre os problemas estruturais do esporte – resultado de uma mistura de amadorismo, incompetência e má fé, de políticos, dirigentes esportivos e jornalistas.

Saldanha não teve visão, porém, para perceber o potencial do futebol feminino. Certa vez, numa palestra para estudantes universitários, o jornalista foi indagado sobre o que achava da modalidade. “Sou contra”, respondeu. A história é relatada por Sergio Cabral, na introdução de “Vida que Segue”, coletânea que reúne os textos de Saldanha sobre as Copas de 66 e 70. Escreve Cabral:

As moças manifestaram surpresa e decepção. João Saldanha, um cara sem preconceitos, como poderia ser contrário ao futebol feminino? Mas ele explicou: “O sujeito tem um filho, que leva a namorada para conhecê-lo. O pai faz a pergunta clássica: ´Você trabalha ou estuda?’ ‘Trabalho’, ela responde. ‘Em quê?’, quer saber o velho. ‘Sou zagueira do Bangu.’” Conclui Saldanha: “Pega mal, vocês não acham?”

Saldanha morreu em 1990, durante a cobertura da Copa na Itália. Não teve a oportunidade de assistir ao desenvolvimento do futebol feminino. Se tivesse assistido a disputa da medalha de ouro nos Jogos de Pequim, certamente, se envergonharia do que disse. A partida entre Brasil e Estados Unidos teve de tudo: estratégia, técnica, arte, emoção, acidentes, erros – tudo que faz do futebol um esporte especial, único.

Crédito da foto: AFP

Autor: - Categoria(s): Esporte Tags: , , ,

Ver todas as notas

117 comentários para “Saldanha se envergonharia do que disse sobre futebol feminino”

  1. joao maoel costa filho disse:

    o jogo foi digno de uma final, o futebol brasileiro deve se orgulhar desta derota pois a mesma foi com um time de cabeça erguida do começo ao fim, alguns idiotas mafeministas pela inveja do crescimento do futebol das mesmas começam a falar asneiras, eu digo que lugar de mulher é aonde elas quizerem, o jogo pra mim foi desenhado nas palavras da Marta em um dado momento da partida “Deus o que eu fiz pra mereçer isso” a derota….. Marta eu quero que você saiba que quem perdeu foi o futebol e não você e suas companheiras.ah e quem gosta do verdadeiro futebol menos o Dunga pois ele que é homem tá fazendo do nosso futebol uma verdadeira rerereretranca de time pequeno como o antigo peru, venezuela e outros mas os quai passamos a perder.

  2. Aparecida Sarmene disse:

    Odorei sobre o elixir paregórico e a diarreia verbal. Muito bem colocado! O elixir serviria também para aqueles sem assunto que escreveram acima. Tem caras culpando a Globo pela derrrota e ao Galvão Bueno. O papa, também não seria culpado? O Lula? O FHC? E o Edir Macedo? Nossa, e o Silvio Santo? Ou não será o Faustão? Quem sabe o Gugu?
    Seus basbasques…Não sabem como é a organização esportiva no Brasil? Para onde irão a maioria de nossas jogadoras? Vão adquirir experiência em que campeonato? Os dirigentes continuarão dizendo que tudo tem que ser mudado e mais quatro anos passarão e nada será feito. Olhem a seleção masculina, pela primeira vez na história poderemos não participar de uma copa do mundo.
    Meninas, parabens e muito obrigada!

  3. Helvécio pires disse:

    Maurício:
    Parabéns pelo texto.
    Realmente João Saldanha se redimiria do dito.
    João Saldanha é quem classificou o Brasil em 1970 e na verdade o técnico verdadeiramente campeão de 70.
    Zagalo foi um mero coadjuvante, que mais tarde se tornou um prontagonista.
    Vi que temos algo em comum, embora sou mais velho que você alguns anos (Tenho 55):
    Admiração pelo João Saldanha e Pelo Glorioso Botafogo.

  4. Renato Costa Mena Barreto disse:

    Tenho 43 anos ,já estou vacinado contra o mau humor dos finais de copa do mundo e das olímpiadas em finais do futebol e qualquer outro esporte. Lembro da copa de 82 esta foi a última que levei a sério e me dei mau, fiquei uma semana doente pela derrota. O Brasil não prepara seus atletas como deveria , tudo começa com a EDUCAÇÃO em todos o seus setores e isto estamos longe de atingir. Somos campeões das emoções e sempre perdemos nos pénaltis, no gold gol (morte súbita) por falta de controle emocional. As americanas deram um show de controle emocional e não apresentaram um bom futebol mas, fizeram o que tinham de fazer UM GOL. Até a próxima espero que seja com vitória.

  5. João disse:

    SOCORRO!!!! TODO MUNDO DE VOLTA À ESCOLA PARA ESTUDAR PORTUGUÊS. ESTÃO COBRANDO DOS ATLETAS MEDALHAS OLÍMPICAS E VOCÊS MESMOS NÃO SE DEDICARAM NA ESCOLA NEM O SUFICIENTE PARA APRENDER A ESCREVER O PORTUGUÊS CORRRETAMENTE. ALGUÉM AÍ TEM A NOCÃO DO QUANTO UM ATLETA QUE ESTÁ NA OLIMPÍADA TREINOU, SE DEDICOU, ABDICOU, SOFREU, ETC…? QUE VERGONHA. NÃO O RESULTADO DOS ATLETAS, MAS O QUE LI DE MUITOS AQUI.

  6. Ernesto Rusche disse:

    Pessoal,sabem o que é Crack ? É o refugo do refino da coca.A seleção masculina de futebol do Brasil está mais para Crack do que para Craque.Por que? Porque custa caro mas não passa de artigo secundário.Já a seleção feminina é CRAQUE ! Parabéns às nossas medalhistas de prata.

  7. Fabiano disse:

    Saldanha estava certo. Aliás, só lembram da existência do tal futebol feminino em Olimpíadas, quando o mesmo está perto de ganhar uma medalha. Ou alguém sabe onde joga Cristiane, Formiga ou Daniela – sem consultar o google?

    Ninguém sabe.

    Por que?

    Porque ninguém gosta, acha estranho, como o Saldanha. Mas em época de Olimpíadas juram entender até sobre a enfadonha ginástica artística. Basta o Brasil ter alguma chance.

  8. Heitor Bonfim disse:

    Saldanha estava certo, porque agora as mulheres preferem deixar seus filhos para os políticos cuidarem nas creches a fim de elas trabalharem.

  9. Heitor Bonfim disse:

    Mas veja as Americanas, são universitárias e nas horas vagas ganham uma medalha de outro nas Oimpíadas. Mas as nossas jogadoras são apenas faveladas sem opção.

  10. Alexandre Brito disse:

    O problema é q a Globo a cada 4 anos faz essa propaganda enganosa sobre as possibilidades do Brasil em Olimpíadas, não há nenhum planejamento, nem no grandioso futebol, atletas olimpicos são formados na escola.

  11. Christiano Pereira de Almeida Neto disse:

    Olha Maurício, não é possível que cometas tão grande injustiça com o Saldanha, assim como poderia ser com qualquer outro jornalista ou quem tivesse se ‘atrevido’ a fazer tal comentário, pois não é de bom alvitre pinçar um momento da História e simplesmente julgá-la à luz do presente. João Saldanha tinha os olhos – quando do comentário – focado naquele momento – o da exposição aos estudantes – que fazia todo o sentido do mundo para as condições sociais, sociológicas, de vida, enfim, daquele momento, portanto.

  12. Ilse disse:

    O saudoso João Saldanha inteligente como era, certamente se renderia aos encantos das meninas jogando futebol. Acontece que a sua época não existia nenhuma amostra daquilo que é o atual futebol feminino mundial. Infelizmente aqui no Brasil essa modalidade so aparece em época de olimpiadas porque o preconceito machista e a ganância dos dirigentes da CBF, são impedimentos para um olhar mais atento a modalidade fenimina desse apaixonante esporte.Garanto que a partir do momento que houver alguma perspectiva dessa modalidade render dividendos como o rico, mas falido de raça de brio e amor a camisa do futebol dos machos? ( ronalducho, ronaldentucho, pato pateta, kaká renascido…) não vai dar pra quem quiser.
    As meninas estão de parabéns sim, pois fizeram tudo pra trazer o ouro.Elas são trabaalhadoras desse esporte, faveladas, pobres, mas briosas, patriotas e apaixonadas pelo que fazem.
    Aos homens medalhas de lata e mulheres como Bia Antony, Stefanie Brito e outras vagabas interesseiras caça dotes.

  13. EU disse:

    Nao e a primeira vez que estiveram em uma competicao internacional, deveriam estar preparadas, se nao, deveriam ter dado o lugar a outras.
    So decidiram que deveriam fazer um gol nos ultimos minutos da prorrogacao…fiquem no Brasil. O mundo nao precisa ser testemunha do que o futebol brasileiro se tornou, e ridiculo.
    Mas os trouxas continuam assistindo e dando ibope.

    TROUXAS !!

  14. EU denovo disse:

    Esqueci de falar …

    De um certo modo o futebol brasileiro esta como os brasileros…
    Nao se aborrecam, este povo vive como as jogadoras jogaram… Por isso que O brasil e um lixo, ninguem tem orgulho ou respeito, mas orgulho de que,… “di nois?”

  15. Guilherme Pessoa disse:

    O mestre João Saldanha sabia de tudo sobre futebol e algo mais; vocês também queriam que ele adivinhasse. Ele nunca disse que era Deus.
    Guilherme Pesoa

  16. Made in Brazil disse:

    Brazil é o país do lixo quem quizer acreditar acredite
    Corrupção/Politica/Povo/Justiça/Policia/Exercito/Cultura/Esporte/Midia/Tv,s/Comunicação e aí vai e o Saldanha nem mora no Brazil não sabe de nada como o presidente do Brazil .

  17. geo disse:

    Pior que a seleção feminina é a seleção masculina, não tem garra, não tem amor à camisa amarela; Aquele Ronaldinho gaucho e o Diego são lamentáveis, mascarados, são jogadores de time, não de seleção; O Dunga não serve como técnico, não sabe posicionar os jogadores em campo, não cria jogada, não manda os caras chutar a bola no gol; O Dunga já merecia tá fora da seleção, assim como o Ronaldinho gaucho e o Diego;

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo