Publicidade

Publicidade
10/09/2008 - 10:31

Morte também é cultura: variações sobre a frase de Mark Twain

Compartilhe: Twitter

Há duas semanas, quando a agência Bloomberg publicou, por engano, o obituário de Steve Jobs, este blog, como muitos outros, lembrou da famosa frase dita por Mark Twain ao ser vítima de engano semelhante: “As notícias sobre a minha morte são exageradas”.

Nesta terça-feira, finalmente, Jobs se manifestou sobre a precipitação da Bloomberg. Ao anunciar um novo iPod da Apple, o executivo fez exibir num telão ao fundo do auditório a ironia de Twain – com uma pequena diferença em relação à citada pelo blog: “As notícias sobre a minha morte são muito exageradas”.

“The Oxford Dictionary of Humorous Quotations”, de Ned Sherrín, minha fonte na matéria, registra que a frase foi publicada no “New York Journal” em 2 de junho de 1897 (treze anos, portanto, antes da morte de Twain), mas em outro tempo verbal – no passado: “The report of my death was an exaggeration”. O dicionário informa, ainda, que a frase costuma ser mais citada com o advérbio que Jobs a usou ontem: “Reports of my death have been greatly exaggerated”. O executivo da Apple, porém, falou a frase no presente, como este blog a citou: “The reports of my death are greatly exaggerated”.

Foto: AP

Autor: - Categoria(s): Cultura Tags: , , ,

Ver todas as notas

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo