Publicidade

Publicidade
13/10/2008 - 14:47

Ao se acusarem de mentirosos, Marta e Kassab parecem falar a verdade

Compartilhe: Twitter

Em todos os debates no primeiro turno, em São Paulo, tanto Marta Suplicy quanto Gilberto Kassab inflaram as próprias realizações, omitiram informações desfavoráveis de suas gestões e diminuíram os feitos do adversário. A novidade no debate desde domingo é que Marta e Kassab resolveram qualificar esse pequeno truque pelo seu nome verdadeiro. “Kassab é mentiroso”, disse Marta, a certa altura. “Marta está mentindo”, disse Kassab, em outro momento. Foi o maior qüiproquó.

Na política, mentir é um procedimento considerado “normal”. Em todo o mundo. O democrata Adlai Stevenson, que disputou duas vezes a presidência dos Estados Unidos contra o republicano Dwight Eisenhower, em 1952 e 1956, disse certa vez: “Vou propor um acordo com os republicanos: se eles pararem de falar mentiras sobre os democratas, nós paramos de falar a verdade sobre eles.” Não adiantou nada. Stevenson perdeu as duas eleições.

Algumas outras boas frases sobre políticos e debates eleitorais:

Durante um tempo eu fiquei de um lado do balcão e vendi uísque para o Sr. Douglas, mas a diferença entre nós é essa. Eu deixei o meu lado no balcão, mas o Sr. Douglas permanece firme no seu lado, com a tenacidade de sempre.
(Abraham Lincoln, candidato do Partido Republicano, ao lembrar de sua infância humilde, ao mesmo tempo em que evocava um hábito pessoal de seu adversário, o democrata Stephen A. Douglas, na eleição presidencial americana de 1860)

                                                                * * *

Pergunta: Quais são as qualificações necessárias para um jovem que deseja seguir carreira na política?
Winston Churchill: É a habilidade de prever o que vai acontecer amanhã, semana que vem, mês que vem e ano que vem. E ter a habilidade, depois, de explicar porque as coisas não aconteceram
.

                                                                        * * *

Na era da televisão, devemos manter distância de presidentes que não sabem interpretar o papel de presidente. Ao contrário, devemos buscar o melhor ator disponível para o trabalho, aquele que possa ler com plausibilidade os comerciais que foram escritos para ele. (Gore Vidal)

                                                                           * * *

Debates eleitorais se baseiam numa fantasia da razão: a de que governa melhor aquele que discute melhor. (Otavio Frias Filho)

                                                                         * * *

Um bom político é quase tão impensável quanto um assaltante honesto. (H.L. Mencken)

Autor: - Categoria(s): Política Tags: , ,

Ver todas as notas

50 comentários para “Ao se acusarem de mentirosos, Marta e Kassab parecem falar a verdade”

  1. Likinha disse:

    a Marta pode ate falar mentiras porem ele tem q ganhar!pois tudo o que nós temos foi ela quem criou.E o Kassab somente continuou.Pois a única coisa que ele criou é um desastre que são as AMAS é uma desordem total.

  2. ana disse:

    Não gosto do Kassab, mas o que Marta fez foi pura falta de ética … é deprimente ver o rumo que esta campanha eleitoral chegou…

  3. RCJD disse:

    falar o que? se …presidiários, picaretas, semi-analfabetos, profissionais de vida desconhecida, etc, etc. estão sendo eleitos para representar o povo. Dá prá entender?

    Se o voto fosse facultativo, te garanto que eu não estaria perdendo o meu tempo comparecendo obrigatóriamente ás urnas, certamente prefereria ir PESCAR.

  4. targinosilva disse:

    Cada pessoa tem uma linha de raciocínio, de afetividade e raciocina e reage de acordo com os seus problemas íntimos. Longe do preconceito é importante, saber se o candidato é gay ou é hetero, ou a candidata é lésbica ou prostituta.
    Essa condição humana, interfere nas ações das pessoas.
    Nos convivemos com as pessoas, elas fazem parte da nossa vida, temos direitos de opiniões, mas hoje existe um patrulhamento, tudo é preconceito. Quem entraria em um ônibus com um chofer fumando maconha?
    Quem aceitaria ser operado por um medico bêbado.
    Ser gay não pesa muito em um cargo publico, mas é uma questão a ser ponderada.
    A sociedade cria vários tipos de restrições, muitos não dão empregos a pessoas tatuadas, idosas, negros, etc.
    Eu vejo tanto na proposta quanto na reação uma grande hipocrisia.

  5. GG disse:

    Todos sãO FDPS ASSUMIDOS… NO FINAL É SEMPRE ASSIM!

  6. josue francisco disse:

    Na verdade politica e uma verdadeira mentira ,promete e nao cumpre e nós mesmo somos culpado ,pela força que temos do voto,me admirou bastante as declaraçaoes maldosas da candidata marta em permitir colocar na tv para todos eleitores ve e ouvi insinuaçoes homofobica,quando ela mesmo vai todo os anos para parada gay apoiar o que ,se ela nao tem exemplo e nem postusra etica ,o que ela quer que todos relaxe e goze e nao e dessa forma nós eleitores queremos ser respeitados ,deixe de preconceito isso é feio pessa desculpas ao seu adversario.pt ja era em sao paulo .e que vergonha para comite GLBt apoiar essa candidat com preconceito nao aceito.

  7. Patricia RM disse:

    Por isso voto nulo… 66 e confirma!!!

  8. Marcos disse:

    Que lamentável a qualidade dos políticos que temos, e continuamos sentados assistindo…. como diria um amigo meu…. enquanto brasileiro for trouxa e aceitar tudo…. nada mudará… grande filosofo….. buaaa

  9. Marques disse:

    Como Pode existirem pessoas a votarem na Marta?? Só ela ter chegado ao segundo turno já foi um feito pra ela.

    Se ela diz que o kassab não tem personalidade própria, porque ela usa o lula nas campanhas dela?? irônia né?

    Se ela quer investigar a vida do kassab, imagine a dela, como sexologa e putola???

    Eu to achando que a marta não se olha no espelho, e subestima a capacidade do eleitor…

    Usando uma expressão dela, que foi usada contra o povo: RELAXE E GOZA MARTA, PRA BEM LONGE DA PREFEITURA!!!

  10. Francisco disse:

    A campanha eleitoral pela internet é fogo! Uns que nunca votaram em Marta “declaram” que vão deixar de votar nela para induzir o não voto do verdadeiro eleitor, outros que “declaram” que não votam em ninguêm (nulo) para induzir os indices a ficarem como estão… tsc, tsc, tsc. Tolinhos… 1) Marta está ao lado dos homosexuais desde o regime militar. Essa discussão parece muito com a discussão da filha de Lula (Lurian) na campanha de Collor. 2) A vida politica de Marta teria sido muito mais fácil se ela, sendo da classe social que é, tivesse entrado na ARENA e resolvesse entrar na politica, dando um pé nas minorias e trabalhadores. 3) Quem é Kassab? A que ele já renunciou pelas suas idéias? O que pensa ele do homosexualismo? O que pensa ele das minorias politicas (mulheres, negros, nordestinos e homossexuais)? São perguntas pertinentes SIM! Neste país já houve regime politico que sumia com homosexuais e outras minorias! A propósito, era o partido dele, Kassab! Qual é o conceito de democracia desse desconhecido? Graças ao PSDB Kassab é o maior Forrest Gump da politica brasileira. São Paulo precisa parar… para pensar!!!

  11. Gerd disse:

    Entre Marta e o Kassab não há, sexualmente nenhuma diferença, cada um dá o que é dele. A grande decepção é Geraldo Alckimin que aderiu, depois de rejeitado, ao Kassab. Com esse ato encerrou a sua carreira política.

  12. JUBICÍNIO disse:

    VOTEI NA MARTA, MAS NÃO É POSSÍVEL ELA TER FEITO TAMANHA DISCRIMINAÇÃO AO HOMOSEXUALISMO…
    NÃO VOTO MAIS NELA…

  13. ricardo disse:

    Após alguns anos que voto, infelizmente continua-se a disparidade da MENTIRA, OFENSAS, VULGARIDADES E AFINS.
    Tenho uma pergunta, à qualquer um que queira responder.

    CASO O VOTO NÃO FOSSE OBRIGATÓRIO, HAVERIA ELEIÇÕES OU DEBATES TÃO RIDICULOS ENTRE OS CANDIDATOS?HAVERIA CANDIDATOS?

  14. Letice Araujo disse:

    É uma pena a campanha da Marta ter descido a tão baixo nível.
    O conceito que eu tinha sobre ela de uma mulher inteligente e pertinaz foi sepultado junto com as declarações, tão preconceituosas, que ela tem emitido.
    Morreu a guerreira, em seu lugar ficou uma mulherzinha raivosa.

  15. Pedro disse:

    É SE ELE É CASADO OU NAO PELO MENOS NAO DEVE SER COM ALGUEM DA ARGENTINA !!!!!! KAKAKAKKA IMAGINE O MARIDAO DA MARTA ( ARGENTINIO) MANDANDO NA PREFEITURA DE SP!!! VAI SER F@@@….

  16. ALEX VALERIO disse:

    VOTEI MARTA , AGORA VOTO KASSAB, SE NA CAMPANHA ELA JA TA COM ESSA BAIXARIA, IMAGINA QUANDO ESTIVER DENOVO NA PREFEITURA! DISSIMULAÇÃO NÃO!
    ALEX SP

  17. Nanda disse:

    O importate e a Marta ganhar … Si não o Kassab vai continuar destruindo São Paulo e batendo em doentes na porta do AMA .

  18. HELENO disse:

    Etá drupprinha…….

  19. josé antunes da silva disse:

    Realmente o mundo mudou, em alguns setores da vida, para pior. Eu vejo muita gente preocupada com o coitadinho do prefeito Kassab, de quem a propaganda da Marta apenas cobra transparência, verdade; e, inclusive mulheres, não apenas tripudiam a candidata, como a difamam, xingam, chamando-a de “galinha”, “vagabunda”, “putóloga”.

    A ex-prefeita não somente nestas, mas também em eleições anteriores foi discriminada por ter sido sexóloga e por ter se separado de Eduardo Suplicy. A Folha que já se colocou como um jornal vanguardista, liberal, aberto, acolhedor da pluralidade de opiniões, sempre faz questão de dar manchete a qualquer assunto que possa repercurtir negativamente para a Marta e sua campanha. O que fez com Alckmim, com Soninha e a própria Marta, demonstra bem o seu vanguardismo, espírito libertário e pluralidade. Infelizmente, a imprensa paulista é movida apenas a dinheiro, e, ultimamente, nos últimos 12 anos, provindo do tucanato político e empresarial.

    Pena que o povo não consegue enxergar que tem importância para toda essa fauna tucana, apenas durante as campanhas eleitorais, depois o que lhe destina é o abandono, o desdém.
    Voltando à questão: saber se o prefeito é casado ou não, tem filhos ou não é importante sim , porque hoje as outrora chamadas minorias, com a cobrança de um discurso politicamente correto (que não considera o respeito à mulher), estão tentando convencer toda a sociedade que casal heterossexual é anormal; o modelo de família que desejam nos impingir é a constituída por casais homossexuais.

    Agora é socialmente aceitável xingar as mulheres de “galinha”, “vaca” etc. e ato de discriminação, aliás é crime, chamar o(a) homossexual de homossexual. E o pior é que boa parte das mulheres, até entre as que se colocam como feministas, não manisfestam publicamente sua indignação contra isso.

  20. Claudinei disse:

    Pessoal, também sou contra os preconceitos que temos na vida. Se pararmos e pensarmos, sempre temos algum tipo de preconceito e nem percebemos. Ex.: Muitas mulheres não vão votar na Marta, pois alegam inúmeros motivos, mas no fundo, a grande maioria ainda se sentem mais confortáveis em ser dirigidas por homens.
    Bom, independente disto, para mim ficou muito claro qual a intenção dos questionamentos que a Campanha da Marta nos faz !!!! não levem ao pé da letra, pois eu entendi que temos que conhecer mais em quem estamos votando. Se não sabemos nem se uma pessoa é casada ou não; claro que isto não quer dizer nada, mas, é bem provável que estamos votando sem ao menos levantar todas as outras informações que aí sim são necessárias. O povo acostumou a votar em benefício próprio, ou seja, “Ah, construiram um AMA perto de casa, então voto nele”, “Ah, asfaltaram ou fizeram uma praça perto de casa, então voto naquele….” e assim vai.
    Temos que votar em quem fez algo realmente estrutural e que atinge a maioria da população e não só a si mesmo. Quando começarmos a pensar e agir desta maneira, quem sabe aquele delinquente que te assaltou, não tivesse assaltado caso ele tivesse uma vida, desde a infância, com mais dignidade , tendo as mesmas perspectivas que você teve ?

    Só sei que hoje ninguém viveria sem o bilhete único; os Céus que foram tão contestados, os outros partidos e políticos não acabaram com eles e até estão criando mais. O Vai-e-Volta não ampliaram mais, infelizmente, mas eu , hoje, não preciso destes benefícios, pois ainda tenho condições , aliás, eu não precisaria estar pagando, pois o Município, Estado tem a obrigação de nos dar Saúde, Educação e Segurança, é a função deles. Mas quando vejo uma criança sendo atendida com respeito, imagino o orgulho do Pai em ver seu filho ser tratado com esta dignidade. Bom, sei que muitos destes benefícios têm problemas e podem ser melhorados, mas é aí que temos que atacar e não tentar acabar com estas idéias , só para mostrar que nós estamos certos e atacar àquele que implantou esta idéia. Tenho certeza que a Marta irá fazer um Governo bem melhor que o do Kassaba, claro que o Kassab, quero acreditar que também não vai fazer um mau Governo, pois ele tem pretensões políticas mais na frente. Mas com certeza não será igual ao da Marta. Esqueçam as taxas criadas no passado, pois naquele tempo a situação de São Paulo e do Brasil eram bem diferentes e mais difíceis para todos. Hoje, o Brasil está mais forte e consequentemente São Paulo também está, com muito mais dinheiro para investimentos. Por isso, precisamos ter alguém que realmente queira aplicar este dinheiro no Social do Povo, pois Partidos (PFL) agora DEM do Kassab não vão querer aplicar tudo que podem no Social e sim vão tentar pegar boa parte deste montante para suas negociatas.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo