Publicidade

Publicidade
11/12/2008 - 14:20

Correspondentes internacionais preferem o Rio de Janeiro

Compartilhe: Twitter

 No programa “Arena Sportv”, nesta quinta-feira, Cleber Machado perguntou ao ítalo-brasileiro Claudio Carsughi sobre a repercussão internacional da contratação de Ronaldo pelo Corinthians. Cleber achou curioso os jornais italianos, como mostrou o iG, darem mais destaque ao fato de Ronaldo não ter ido para o Flamengo do que para a notícia de que jogará no Corinthians.

Tranquilão, como sempre, e sem demonstrar ironia, Carsughi explicou: “É que tanto o correspondente da ‘Gazzetta dello Sport’ quanto do ‘Corriere della Sera’ moram no Rio”. É possível, sugeriu Carsughi, que esse fato tenha influenciado a forma pela qual os jornalistas italianos compreenderam a notícia do negócio.

Fiquei com uma pulga atrás da orelha e fui ao site da Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE). Informa-se ali que há cerca de 200 profissionais de rádio, jornal e televisão atuando no Brasil. Na relação de sócios efetivos, encontrei os nomes de 108 correspondentes. Destes, 103 moram no Rio de Janeiro, três estão estabelecidos em São Paulo, um reside em Niterói e não consta o endereço de um deles. Impressionante.

PS. Depois de publicada esta nota, consegui contato com Paula Gobbi, ex-presidente da ACIE. Aqui, ela comenta a preferência dos correspondentes pelo Rio de Janeiro. 

Autor: - Categoria(s): jornalismo Tags: , , , , ,

Ver todas as notas

116 comentários para “Correspondentes internacionais preferem o Rio de Janeiro”

  1. Carlos disse:

    O Ronaldo traiu aquela delicia da namorada dele com um traveco, agora o pessoal está reclamando que ele trocou o flamengo pelo curintia!!!
    Se liguem.
    Coitado dos curintianos q não vão ganhar nada com esse gordo em final de carreira.

  2. cleonice disse:

    Ronaldo ainda tem sorte de voltar a jogar, porem suas habilidades ja nao serão as mesmas de antes, o tempo é o senhor das certezas e podem crer Na FINAL QUEM VAI SAIR GANHANDO É O FLAMENGO

  3. carlos andrade disse:

    tive duas grandes alegria no centenario do galo ; 1. o passeio que tenhos no urubu , no maracanã com mais 80 mil pessoas vendo o galo esmagar o urubu .3 x 0 .
    2. A grande traição que o ronaldinho deu nos flamenguista
    tipo novela das 8 . Lembrando que este impresario fenomenal do futebol aprendeu a valorizar mais o dinheiro do que qualquer paixão no futebol , com nosso grande dirigente daqui de BELO , onde aprendeu a se vender , , que parece mais um mafioso italiano que dirigente de futebol . QUE VENDEU NADA MAIS NADA MENOS QUE O CAMPEONATO DESTE ANO DE 2008 ………. VALEU SAUDAÇÕES ATLETICANAS ………..

  4. Eu disse:

    Como e possivel esse tal de mauricio com esse tipo de materia ser contratado como reporter especial do ig. Agora sobre a preferencia dos correspondente internacinal preferir RIO a SÃO PAULO eu concordo com alguns no Rio a orgia sexual e bem maior ne pega-se atrizes da globo mais facil .E tb aqui em SP eles teriam que trabalharem muito mais a cidade e maior e mais dinamica.

  5. EU disse:

    Um slogan aos cariocas Vascainos

    DOMINGO TEM PRAIA , SEGUNDA TEM VASCO

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Gilceia disse:

    Caríssimos … creio que temos coisas muito mais importantes a fazer do que ficarmos falando sobre esta pessoa …
    No funco tenho pena, porque as pessoas famosas sofrem com todo este assedio. Vamos deixar ele viver a vida dele da maneira que ele quiser e achar melhor, e vamos CUIDAR MELHOR DA NOSSA. Nosso familiares e amigos agradecem … Tenho dito.

  7. Geraldo disse:

    Apesar de ser flamenguista, concordo plenamente com o Alessandro. Temos que ter respeito pelo profissional RONALDO FENOMENO. O brasileiro se esquece muito rápido de seus heróis. Quem bobeou foi essa diretoria de merda do Flamengo, que deixou o time cair de produção, não ganhou o título do brasileiro e ainda perdeu a vaga para a libertadores. Graças a Deus, o Parreira desistiu e agora querem contratar o Renato Gaúcho ou o Cuca para técnico. Fala sério Marcio Braga, vc está com inveja do Vasco na segundona né ? Quer levar o Flamengo pra lá também?

  8. Maiberg disse:

    O Flamengo é a cara do Brasil.Demora pra tomar uma decisão e quando alguém toma por ele fica chateado.Hora gente! Porque o flamengo não fez uma proposta antes? Quando viram a burrice e a preguiça dos dirigentes ,querem arranjar uma desculpa é mole?!Que O Corinthias se deu bem em termos de marketing isso sabemos.Agora , se o Ronaldo vai dar caldo isso é outra coisa.Mas ele merece.

  9. RONALDO QUER IBOPE disse:

    * Esse Ronaldo quer ibope, ta na cara que a MIKE nao permitiria que o Ronaldo jogasse no flamengo, time este que ja declarou publicamente que em 2009 tirara a `Mike` do seu material esportivo e colocara a Olympikos.

    Alguem tem duvida que a Mike que colocou o Ronaldo no corinthians?

    Na minha opniao esse Ronaldo ja morreu e so falta enterrar, por mim ve-lo jogando no corinthians, no barueri, america-rj, vasco ou qualquer outro time, eh indiferente, nao ira somar nada no elenco, pelo contrario.

    Ja o flamengo poderia tentar trazer o Cleber Pereira do Santos, que ja declarou ser flamengo doente e seu sonho eh vestir a camisa rubro negra.

  10. Falta absoluta de assunto, na área esportiva, mais uma vez o Corinthians, demonstra, despreparo de seus diretores e presidentes. O time pretende atingir um nível que não tem,em curto espaço de tempo, sem considerar que para tal é necessário, uma evolução no campo político/administrativo. Nada surge do nada, primeiro é necessário construir. Não se esqueçam os diretores do Clube do “caso Garrincha”, se espelhem na forma como surgiu Rivelino. Não reafundem o ” Titanic”. Aqui nada vai contra o Astro Ronald, aliás vejam o Santos do passado – Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, Jair da Rosa Pinto, Gilmar, Mauro, Carlos Alberto, Dalmo, Tite , Edú etc
    Pelé – o Rei – sózinho não faria o que fez .

  11. P / RONALDO QUER IBOPE FALOU TUDO disse:

    Falou tudo, a nike por ser material esportivo do curinthians trouxe o ronaldo, ou alguem acredita que o apoio da grande empresa merdial, o curintia conseguiria trazer ronaldo? fala serio!

    Se a merdial conseguisse trazer ronaldo com esforços proprios, o fluminense com a maior empresa que é a UNIMED, traria cristiano ronaldo, ibrahinmovic, riquelme, kaka, dentre outros.

    nike = contrato vitalicio = ronaldo = corinthians = material esportivo nike.

    *OBS> ANTES MESMO DO CORINTHIANS DIVULGAR A CONTRATACAO, ANTES MESMO DO RONALDO ASSINAR OFICIALMENTE CONTRATO COM O CURINTIA, J[A ESTAVA SENDO FEITO A VENDA `OFICIAL DAS CAMISAS CORINTIANAS DA NIKE`E SENDO VENDIDA NO PARQUE SAO JORGE, QUE CLUBE PODE CONFECCIONAR CAMISAS DE UM JOGADOR QUE AINDA NAO ASSINOU CONTRATO OFICIALMENTE?

  12. Eric Ehrmann disse:

    Eu costumava ter esse mesmo debate há 20 anos com Robin Dilks da BBC quando ele viria para baixo para visitar o Buenos Aires Herald de São Paulo. Hoje jornalistas ainda preferem Rio, mas blogueiros, desconfio prefiro São Paulo, como eu faço. É difícil para a velha escola jornalistas para mover a sua preferência para o mundo social cosmopolita do Rio e ficar habituado a São Paulo. A mesma coisa que aconteceu no final da Guerra Fria, quando o jounalists e intelectuais tinham dificuldade afastarnos os confortos da “Arbat bairo” de Moscou. Quanto a futebol, um pode querer olhar para a política e as finanças do Paulista e Carioca equipes e usar isso como uma base para decidir quem deve suppport. Ironicamente o Corinthians escolha de uma estrela meta marcador para levar a sua equipa corresponde a sorte do PT y lider. Popular, mas excesso de peso e no final de uma grande carreira. Tempo para beber um pouco Nova Schin … se que as mudanças meus pensamentos, vou aconselhá-lo:)

  13. Oleg Schneider disse:

    O Diogo Mainard tem cara de paquistanês ou indiano. Reclama de tudo. Nada lhe satisfaz. Um saco.

  14. luiz felipe disse:

    Tem mesmo que preferir o Rio!!
    Praias lindas, florestas urbanas, intermináveis recursos naturais, Mata Nativa!!!
    Sai da praiana na Joatinga, Prainha, Grumari… e segue direto para um banhão de cachoeira na Floresta da Tijuca ou nas Paineiras!!! Show!!
    Sou brasileiro e sou realista, sampa esta encoberto por uma névoa densa, a cidade esta superlotada, poluída e concretizada. Nao existe prazer mediante tamanho caos, dinheiro nao paga.

  15. […] escrevi no blog sobre a curiosa preferência dos correspondentes internacionais pelo Rio de Janeiro – dos 108 sócios efetivos da […]

  16. André Silva disse:

    Com todo o respeito, mas a discussão bairrista sempre parte dos cariocas… infelizmente acho que eles adoram ser ofendidos por paulistas que sempre têm fair play com relação aos regionalismos. Excepcionalmente vou quebrar a tradição.
    1- É notória a ignorância dos gringos em relação ao Brasil, sinal de que os “correspondentes” estão aqui para “outras coisas” menos coletar informações, analisar o país, se assim fosse, saberiam que, p.ex. no esporte, o grande centro esportivo brasileiro é o Estado de S. Paulo (infraestrutura, atletas, etc)
    2- O Rio é a sintese da imagem esterotipada do Brasil, país tropical subdesenvolvido (RJ CIDADE EXÓTICA: paisagens naturais, miséria absoluta + violência extrema) os “correspondentes” adoram demonstrar nosso atraso, isso reforça e facilita a imagem por estereótipo;
    3- Desonestidade e Promiscuidade Sexual – o carioca representa o mal carater, o desonesto, e as mulheres do Rio representam a sintese da promiscuidade, o que gera notícias e justifica a presença dos gringos nas terras fluminense mais que outros lugares;
    4- Corrupção endêmica – o RJ por ter sido capital mantém os hábitos parasitários de depender do governo, da velha corrupção, o que facilita para os “correspondentes” darem gorjetas e propinas – sem serem questionados pois a imprensa carioca é “chapa branca” e não é questionadora e pragmática como a paulista.

    Não há milagres o RJ sintetiza nosso atraso e nossos defeitos para o mundo, e tem paisagens naturais que já existiam antes dos portugueses (exemplo de boa colonização hehehehe) chegarem.

    SP e seus imigrantes italianos, japoneses e de outros lugares realmente adquiriu outros valores por isso o sucesso e desenvolvimento desde o início do século 20 até hoje.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo