Publicidade

Publicidade
12/02/2009 - 09:33

BBB9 – A leitora pega o crítico no contrapé e o deixa mudo

Compartilhe: Twitter

A pedido da Alessandra Blanco, uma das minhas editoras no iG, estou vivendo, há um mês, a experiência inédita de assistir cotidianamente o Big Brother Brasil. Minhas críticas são publicadas normalmente aos domingos, depois que o programa define quais candidatos irão para o paredão, e às terças, após a eliminação de um deles.

Confesso que tem sido uma experiência altamente desafiadora, já que a qualidade do programa é inversamente proporcional à audiência. Tenho me esforçado, buscando chamar a atenção para alguns problemas recorrentes, como, por exemplo, a falta de assunto dos candidatos, o baixo nível dos temas tratados e a forma como a Globo conduz o programa.

Nesta última semana, produzi dois textos. No primeiro, “Boninho, faça alguma coisa para animar esse jogo!”, escrevo sobre o tédio em que se encontra o programa, expresso claramente na falta de calor e emoção nos rostos e nos gestos dos quatro casais formados na casa. “Tudo parece tão sério e profissional”, observei, que o programa está dando sono. No segundo, “O vilão Ton, o chuchu Mirla e os heróis de Bial”, falo do meu espanto depois da eliminação de Newton com 21 milhões de votos e dos meros 1,5 milhão recebidos por Mirla, uma candidata que, em um mês, falou pouco mais de cinco frases completas. Ainda neste texto, aponto a dificuldade de ser irônico num ambiente como este, pouco dado a sutilezas.

Estava razoavelmente satisfeito com meu esforço até ler o comentário da leitora que assina Sandra. Escreveu ela: “Suas críticas sempre são motivos de reflexão, mas, falando sério, refletir sobre o BBB não é lá grande coisa!”. Sandra me pegou no contrapé e me deixou mudo. Por alguns momentos, cheguei a achar que ela me deu um xeque-mate e cogitei, até, desistir da empreitada. Pensando desde quarta-feira em dizer algo para a leitora, porém, mudei de idéia e elaborei isso aqui:

Sandra, acho que você tem razão, em parte. Talvez o BBB não mereça o esforço de uma reflexão mais séria – talvez eu esteja, realmente, chovendo no molhado, como se diz. Ao mesmo tempo, me pergunto se não é possível tentar (atenção, estou dizendo “tentar”, o que não quer dizer “conseguir”) produzir algum tipo de reflexão num ambiente em que predominam apenas os elogios e os xingamentos. Além do mais, acho que programas desse tipo nos ensinam a entender melhor a nossa cultura e a indústria do entretenimento.

Será que eu convenci a Sandra?

Autor: - Categoria(s): Blog Tags: , , , , , , ,

Ver todas as notas

193 comentários para “BBB9 – A leitora pega o crítico no contrapé e o deixa mudo”

  1. Celso roberto saad disse:

    É incrivel a capacidade da Globe em criar besteiras. Bial péssimo, não sabe o que dizer. Os participantes um mais idiota que o outro.Todos sem excessão de uma ruindade de causar pena . Parei de assistir esta porcaria logo no terceiro dia (assisti tres dias porque minha TV a cabo não estava pegando em minha cidade) .Querer que a televisão seja algo que eduque e acrescente algo à população em geral é pedir demais. Mas também jogar merda na cara dos telespectadores TAMBÉM é demais. Pode ser que a grande massa aprecie este tipo de programa , sei lá,mas se isso for verdade é mais um motivo para acredtar que a população brasileira merece mesmo todas as desgraças que vem sofrendo nos ultimos cem anos .

  2. Sandra Assunção disse:

    Mauricio, o objetivo não foi cutucar o seu trabalho, mas criticar a nós mesmos que, embora saibamos que o programa é pouco inspirador e repetitivo, continuamos assistindo, seja lá por qual motivo. Infelizmente quando vc diz que o programa mostra a “falta de assunto dos candidatos e baixo nível do tema tratado” é o reflexo da nossa sociedade, que cultua corpos, alcool e drogas em detrimento de reflexões que inspirem um real crescimento cultural. Mas são a partir destes programas pouco inspiradores que podemos ter conversas como essas, muito inspiradoras. Acho que o xeque-mate foi seu, mesmo assim, obrigado!!!!! rsss

  3. Carlos Braga disse:

    O bbb9 so tem analfabetos ; tudo e tipo … tipo …tipo tipo aquele rapaz… tipo etc e tal …tipo ora me deixem isso e assassinar a lingua portuguesa.

  4. lucimeire lima disse:

    acha o bbb um programa legal, porém admito q poderiam colocar pessoas mais inteligentes e menos chatas que o caso da participante ana carolina, não perco nenhum dia o programa mas cofesso q nao aguento mais a nana.nana fora do bbb sua chata, falsa etc…

  5. Rose disse:

    É estranho como tanta gente diz que não assiste o BBB, que o programa não tem qualidade, etc. Eu assumo que assisto, por pura diversão, afina, é para isso que o programa se destina. Quando não quero, não assisto. O que não entendo é o que faz com que essas mesmas pessoas que “metem o pau” no programa e que dizem que não assistem, virem até uma página desse tipo para expor seus comentários. No mínimo é porque se interessam, e de outra forma, também estão dando ibope ao programa “tão sem conteúdo e tudo mais”. Até logo “heróis” intelectualóides.

  6. …namaste…licemnça maurício e também a todos os seus leitores rapaz…estou aqui agora para agradecer o que acabo de ler na net,ok…e pelo que pude notar,ao que parece você está em busca da mesma coisa que eu no Big Brother Brasil,ou seja o próprio BBB,né Maurício,o reality real mesmo com as pessoas sendo elas as protagonistas e nao ,digamos…meros personagens apenas…
    …olha Maurício,hoje teremos a prova de líder no BBB,e quero ver os rostos,a face a expressao dos participantes para alcançarem a condição de lideramnça na casa e saber usá-la de uma forma sensata…abração a vc e a todoa sua equipe e aos leitores,ok…a gente se fala rapaz…e quero saber sobre a evolução de sua avaliação sobre o programa,ok???…ozkame…

  7. soares disse:

    os participantes deste programa condiz com ele proprio…não tem nada a oferecer …o nivel…..baixissimo

  8. Janaína disse:

    A grande realidade é que tudo que tem apelo sexual e barraco,dá muita audiência e é exatamente isso que a mídia quer ” audiência”. Não adianta meter o pau no bbb ,outros programas tbm apelam muito.Acho que se julgamos o programa uma porcaria,cabe a cada um de nós ocupar a visão e a mente com o q acha mais adequado. Conheço pessoas que detestam o bbb e sabe de td que acontece kkkkkk.

  9. …namaste Maurío,galera…licemnça e boa tarde a todos…
    …bem Maurício,o que me traz aqui é simples,vom buscar mais informações sore sua opiniao do BBB,se houve alguma mudança ou se o programa desse ano contribuiu para o fortalecimento de seu pensamento???…De toda forma,é um prazer estar aqui em sua página novamente e desejar uma excelente semana,ok,se cuidem com a dengue,e Maurício…eu continuo na luta por uma vaga naquela casa e poder trocar uma bela ideia com a galera lá dentro e aqui fora…ao mesmo tempo…forte abraço…ozkame…

  10. NÃO HOUVE!!! O que aconteceu é que no site da “UOL” você VOTA UMA UNICA VEZ. Porém na “GLOBO” você VOTA QUANTAS VEZES QUISER! Eu devo ter votado MAIS de DUZENTAS VEZES! Analiso a participação dos brothers: acho Flávio mentiroso; Max manipulador; Priscila devia sair direto para a Playboy tal a forma com que se exibe (não creio que mereça ganhar), a Francine é mais sincera, mais humana, mas acho que se aproximou do Max para criar um clima de romance(que o público adora)porém também não creio que mereça um milhão. A ANA CUIDOU DA NAÍA e DEU UM BELO EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE COM OS MAIS VELHOS PARA O BRASIL. VOTAREI NELA NEM QUE SEJA UM MILHÃO DE VEZES PARA QUE ELA GANHE. Esse foi o GRANDE RECADO do BBB9 = SOLIDARIEDADE NÃO IMPORTA A IDADE e NÃO PATIFARIA como no LINGUAJAR da PRISCILA é AMIZADE! Os QUATRO (Flávio, Priscila, Max e Francine) NÃO MERECEM ESTAR NA FINAL. Se houve MANIPULAÇÃO foi PARA ELES, que me parecem DESTITUÍDOS de SENTIMENTOS. ACORDE BRASIL PARA A SUA REALIDADE! VOTE EM QUEM MERECE!

  11. juliano disse:

    Caraca escrevo aqui meu depoimento um desabafo, me senit um idiota acompanhando uma merda dessa, cara como a rede globo é ridicula espero que esse organizadores e produção recebam muitas criticas, pois eles sao incrivelmente manipuladores de opiniao, vejam que fantastico no BBB8 devemos lembrar da cajuina contra Rafinha, é logico que jamais perderia, pois era preferida do publico, mas como os brothers assim chamados criticaram que a mesma ja seria a vencedora o que a rede globo fez contrariou o povo brasileiro pra mostrar que essa merda é cheia de surpresas, e agora a Ana a preferida do publico sincera e levada pelas emoçoes, todas as enquetes datavam ela como a preferida ao milhao, os brothers dessa edição ciriticaram que o big brother nao é jogo mas emoção, falei com muita gente que a globo ia amnipular para o max ganhar, mas se a globo queria isso devia ter tirado a Ana logo no 2 paredao, o que fizeram foi desumano deixar ela suportar aquela merda de lado B, me poupem, mas foi ridiculo, me sinto um verdadeiro idota
    Por favor inventem um programa diferente algo que a globo mesmo escolha o vencedor as claras,
    e sejam mais humanos
    bbb nunca mais

  12. Maria Rosa disse:

    Não costumo assistir BBB, mas de tanto as pessoas falarem, acabei assistindo. Pois então, é deplorável tanta gente assistir. E e o pior! um grande profissional como Pedro Bial se sujeitar a fazer isso (convenhamos, o dinheiro deve compensar).
    O que acontece, é que a nossa curiosidade fala mais alto. Queremos saber o que fulano fala de beltrano, se esta existindo “complo”, se o mauricinho vai ficar com a patricinha. Ou seja, é um retrato da nossa própria vida. Temos muita curiosidade de saber o que as pessoas falam da gente, mas é impossível saber. No BBB podemos acompanhar apenas ligando a TV. E acabamos tomando as dores de algumas pessoas. Quando nos demos conta já estamos assistindo.

    Os participantes que ficaram na final são ´ridículos!!!! nenhum dos três merece ganhar!!! O que aconteceu foi tremenda sorte. Max é um imbecil manipulador, que nas ultimas semanas se fez de bonzinho.
    Francine, sem comentários! é a pessoa mais baixo nivel que eu já vi. A discussão com a Maira mostrou a louca que ela é. Apesar de fazer algumas “palhaçadas” não convenceu.
    Priscila, apesar de ter uma história de vida bonita, admirável, não faz por merecer, é uma falsa de marca maior!!!! Volto a repetir! FOI PURA SORTE DESSES IMBECIS!
    E a Ana, pobre Ana, gostaria que ela ganhasse, foi a única que mostrou o que ela é de verdade. Mas a vida é essa os bons sempre sofrem.
    Isso nos faz acreditar que o resultado foi manipulado. Mas como??? todas as pesquisas apontavam a Ana. que absurdo!! Isso é tirar sarro com a cara dos telespectadores!!! mas o |Brasil é assim mesmo, o que a gente poderia esperar?

  13. …olá Maurício,amigos leitores,bela sexta a todos…
    …bem Maurício,mais uma vez estou aqui e te convido a participar de uma troca de ideias sobre o tão comentado BBB,e se me permite,podemos fazer isso com o maior prazer aqui e tBBB em minha página no 8p rumo ao BBB sempre cara…motivos…???…digamos assim,vc mesmo pergunta se convenceu nossa amiga Sandra,e eu digo…que tal verificarmos isso juntos???…assim é o BBB pra mim,uma união de coisas as quais podemos realizar…abração e a gente se fala…namaste a todos ozkame…

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo