Publicidade

Publicidade
10/03/2009 - 14:49

Belluzzo pede bom humor e autoironia ao torcedor

Compartilhe: Twitter

Passou sem a merecida repercussão, talvez por culpa daquele golzinho do Ronaldo, uma sábia manifestação do presidente do Palmeiras. Em texto intitulado “O palmeirensismo”, publicado na mais recente edição da revista “CartaCapital”, Luiz Gonzaga Belluzzo discorre sobre características peculiares desta sua religião, mas o faz com tamanha clareza e didatismo que as lições ali contidas podem ser lidas e absorvidas por fiéis de outros credos.

Belluzzo escreve sob o impacto da derrota do Palmeiras para o Colo-Colo por 3 a 1, pela Taça Libertadores, em casa, no último dia 3, e antes do empate com o Corinthians, em Presidente Prudente.

“Antes do jogo com o Colo-Colo, o time do Palmeiras era o melhor do Brasil, cuíca do mundo. Os jogadores, todos jovens, maravilhosos. O treinador, genial. Conseguiu entrosar o time em pouco tempo. Isso, a despeito das cautelosas advertências do Vanderley Luxemburgo sobre a precocidade, os exageros e as irrealidades das celebrações.”

Depois da derrota Belluzzo sentiu na pele o mau humor da chamada Turma do Amendoim – um grupo de torcedores fanáticos, normalmente alojados nas numeradas do Parque Antarctica, que gosta de dar palpites sobre a gestão do futebol do clube.

“Depois da derrota, o time não valia nada. Fora os telefonemas de palestrinos, uns furiosos outros angustiados, minha caixa postal ficou entupida de sugestões de novas contratações e modificações táticas urgentes. (…)A Turma do Amendoim não perdoa erro de respiração em minuto de silêncio. Pergunto ao caro leitor, seja ele palmeirense ou muito ao contrário: você conhece outro time no mundo que tenha uma torcida como a Turma do Amendoim? Duvido.”

Belluzzo diz não se incomodar com as críticas e palpites, mas lamenta, na conclusão do artigo, sentir falta de bom humor e auto-ironia nas reflexões pós-derrota. Escreve o mestre:

“A nossa proverbial intolerância com as falhas de nossos atletas está fazendo esmaecer a outra virtude, aquela que nos distinguia dos torcedores comuns: a sabedoria de tratar a amargura das derrotas com humor e autoironia, atitude própria dos que conhecem as limitações da condição humana. É isso que assegurou, no século XX, nossa trajetória vitoriosa acima de qualquer resultado contingente.”

A capacidade de rir de si mesmo, nos piores momentos, é o que distingue os grandes dos pequenos. É isso que pede Belluzzo à Turma do Amendoim – um pedido válido, evidentemente, ao torcedor de qualquer time. A íntegra do texto pode ser lida no site da revista, aqui.

Autor: - Categoria(s): Esporte Tags: , , ,

Ver todas as notas

18 comentários para “Belluzzo pede bom humor e autoironia ao torcedor”

  1. Sandro disse:

    Esses pseudos-torcedores que ficam atrás do banco de reservas do Palestra não representam a torcida do Palmeiras, graças a Deus. Não temos que dar importancia para esse povinho, aliás, não damos, quem dá é a imprensa sugerindo e generalizando sempre que a torcida está insatisfeita ou que pediu a cabeça do técnico. Já cheguei a sugerir em carta a mudança de lado do banco de reservas. Beluzzo, inteligente e com bom senso acima da média, saberá conduzir esta situação.

  2. Putz disse:

    Belluzzo rulez!!! Foi a melhor coisa q aconteceu ao Palmeiras nos últimos tempos, um cara como ele, sensato e inteligente na Presidência do clube só podem trazer muitas melhorias em um futuro próximo.

  3. alexandre silva disse:

    Era o que temia, beluzzo pode ser um bom administrador, colocar em ordem as finanças em ordem, mas de futebol fica devendo. Como presidente deveria olhar mais para o time, ou então deixar que alguém cuide dessa área.

    Essa história de no começo era otimo e agora o time é fraco, oras, presta atençao beluzzo ta cara que o time agora que esta caindo de produçaõ esta jogando contra times que estão preparados, naõ existe mais aquele começo de temporada não, todos estão iguais, no mesmo ponto, eai é que o palmeiras começa a se complicar. A zaga é horrível, o técnico ilude o torcedor e o presidente. Luxemburgo já era.

    Não me vem com aquela história, ah mas se o luxa sair, quem vem, se temos o melhor técnico do país. faça me o favor, o cara não ganha nada há muito tempo, no entanto não é o melhor do brasil, e quem virá, para ganhar o que luxemburgo ganha de salário e nao ganhar titulos nenhum, é melhor um treinador mais barato.

    Discordo de tudo, so espero que não seja tarde mais, que seu mandato não passe em branco como ganhador de títulos. Tem que ter atitude, cobrar os jogadores e treinador.

    abre o olho presidente,

  4. Ronaldo alves disse:

    Acorda Beluzzo. só temos um atacante!!!!!!!!! vms mostra sua grandeza traz mas um cara de nome para fente junto com Keirrisom….nA ARGENTINA, CHILE TEM VARIOS1

  5. HELCIO JOSE FIGUEIRA disse:

    A questão é que os resultados do time no começo do campeonato mostrava uma equipe fantastica. Mas veio a Libertadores e tudo foi para o espaço. O futebol é assim mesmo..

  6. CESAR disse:

    ASSISTI O JOGO CONTRA O COLO-COLO NO MEIO DA TORCIDA MANCHA VERDE, ATÉ QUE É UM BOM TIME, MAS COM FABINHO CAPIXABA, O LATERAL ESQUERDO RESERVA, BRUNO SÃO MUITOS RUINS E LUXEMBURGO ESTA MEXEMDO NO TIME MUITO ERRADO, APESAR DOS LATERAIS SEREM RUINS MARCÃO É ZAQUEIRO E NÃO LATERAL E NESSE JOGO A TORCIDA APOIO O TEMPO TODO FOI UMA FESTA LINDA. MAS PARA GANHAR TÍTULO VAI SER DÍFICIL, COMO JÁ CITEI TEM JOGADORES MUITO LIMITADO.

  7. Orlando PTK disse:

    Ficou famosa a turma do amendoim no Parque! Acho que é a mais pura fantasia, pois todo time tem a sua. A Portuguesa no Canindé, o Corinthians no Pacaembu, onde os torcedores reclamam quando o time não está bem também reclamam. Os sãopaulinos não reclamam porque não vão ao estadio, a não ser na libertadores, e quando reclamam, estão acima das cabines de radio e TV, onde ninguem ve nem ouve. Reclamar, todos reclamam, porém no Parque aparece mais porque estão mais perto das cameras de TV e rádio.

  8. claudio disse:

    que tal sermos bons filósofos, que maravilha, que lindo!,a torcida do américa é assim até hoje!

  9. Luiz Carlos pedroni disse:

    Temos que confiar no que temos, é um bom time e poderá ficar melhor.
    Agora um time que corre muito às vezes dá errado, pois perde a bola e gera contra ataque e pode ser fatal como aconteceu contra o Colo-Colo.
    É necessário que tenha uma cadência no jogo e aproveitar a correria para os contra ataque em nosso favor.
    Quanto ao Beluzzo, vai ser uns dos melhores presidente do Palmeiras, pode acreditar!

  10. Marcelo disse:

    Por que não falar da MANCHA VERDE, torcida de marginais que só presta para gritar em seu nome e ridicularizar nosso tecnico e nossos jogadores JOVENS, essa torcidinha precisa arrumar um trabalho e ter outras preocupações na vida, bando de vagabundos…!!!!!

    FORÇA PALMEIRAS….!!!!

  11. Luiz - Dali Verdão disse:

    Os mesmos que agora criticam, foram os mesmos que alguns dias atras diziam que o time era melhor de Manchester, Real, Barcelona. Lembro bem quando vieram Luizão Djalminha, Junior e outros as mesmas pessoas cairam de pau no técnico e dirigentes. O time quando ganha é o melhor do mundo qdo perdi pedem para mandar todos os jogadores embora. Seja que o K9 porque perdeu não sabe mais jogar bola. Espere até o final do Paulista e Libertadores. Tenho certeza que vcs que estão criticando agora dirão É CAMPEÃO. Vão aos estadios realmente torcer e não só criticar e arrumar brigas como vandalos.

  12. segobia disse:

    Toma muito cuidado senhor BELUZZO,a comisão tecnica do vanderley luxenburgo é muito cara,e ele só ganha campeonato brasileiro com mega-time,contra o colo-colo ele só fez cagada e domingo contra o corinthians quando o diego souza fez o primeiro gol,o PALMEIRAS tava todo em cima do corinthians ele destroçou totalmente o nosso time tirando os dois meias de ligação,a bola não chegou mais para o keisson e com a entrada do ronaldo o time amarelou e o bruno só tem tamanho e sajadeza ,aquela bola era tranquilamemte dele.Com a aposentadoria do SÃO MARCOS chegando to preocupado.Talves nós vamos ter que importar goleiro igual guando o LEÃO foi embora,você se lembra SENHOR BELUZZO!!!

  13. Claudio Pacini disse:

    O problema é que estão querendo que nós palmeirenses, aceitemos com naturalidade os ultimos fracassos (e que não são poucos) desse time. Estamos cansados de ver todas oportunidades de sermos campeões escapar pelos vãos dos nossos dedos e sermos motivos de piadas das outras torcidas. Todos os times crescem quando jogam com o Palmeiras, até o Sport está “se achando” por que o Palmeiras está fraquejando quando joga contra eles. Agora, se o Luxemburgo sabe que para jogar uma LIbertadores é preciso ter jogadores com experiência, por que ele mandou contratar essa mulecada então ??? Se é para jogar a libertadores só pra cumprir tabela e ser eliminado pelo São Paulo seria melhor nem participar.

  14. Geraldo Marcussi disse:

    E preciso cobrar mais de cada jogador, quando se entre numa competição, um campeonato é´pra ganhar, nada de cumprir tabela, nada de POUPAR JOGADOR em uma competição por causa da outra, os carras só fazem isto e devem fazer sempre eda melhor forma possível, wempenho máximo, chegar de deixar escapar ocportunidades. tem que mandar ver, não importa se o adversário e frago, ytem que encher eles de golllllllllllllllllllll.

  15. wanderlei disse:

    Não conheço, no esporte, o trabalho do Beluzzo. Mas certamente sou insuspeito prá opinar nesse contexto, pois sou corinthiano. Daí entender a filosófica manifestação do presidente do Palmeiras, pois no Corinthians essa situação é idêntica – apenas que em proporção muito maior -: pessoal desqualificado, mais que anarquista, que não tem talento para contribuir de verdade.
    Turma do amendoim, Mancha Verde, Gaviões da Fiel, Torcida independente, e por aí,.., são um bando de incompetentes, que tentam se prevalecer pela força da tchurma, e não pela idéia individual contributiva, pela torcida real, pela esportividade. Marginais, na sua maioria, covardes.
    Torço para que a administração do Beluzzo esteja acima desse mal.

  16. J. C. Oliveira disse:

    o projeto palmeiras 2009 é preocupante por algumas razões: Primeiro porque montou um time jovem para disputar um campeonato que requer muita experiênca. segundo porque a defesa já disputou mais de dez partidas e ainda não se entrosou. Terceiro porque é sabido que esse time do Palmeiras foi montado com o objetivo de ganhar dinheiro com os jovens talentos, não títulos. Quanto aos do amendoim, eles até quem tem algum direito, pois pagam ingressos caros e saem do estádio escutando piadinhas de torcedor de outro time. E Quanto ao presidente Beluzzo, vamos dar um “tempinho” pra ele, pois acho-o muito inteligente, tanto que no momento da vitória ele aparece soltando fogos e no momento da derrota ele faz o papel de “bobo da corte”, faz suas gracinhas, conta algumas piadinhas, faz algumas promessas e enfim fica tudo pra próxima partida. No entanto, como futebol é esporte…

  17. […] ex-jogador não usa terno, logo pensei. Aproximei-me e vi: era o presidente do Palmeiras, o grande Luiz Gonzaga Belluzzo, tratado como ídolo, cercado por fãs (muitas crianças) e colocando a sua assinatura num livro […]

  18. Altair acerbi disse:

    Infelizmente o que o Beluzzo disse é a mais pura verdade.
    Sou palmeirense e amo meu time mas nunca vi uma torcida tão burra e idiota como a do Palmeiras.
    Sinceramente não morro de amores pelo Luxemburgo mas sempre que vejo um dos idiotas palmeirenses criticando o Luxa eu penso com meus botões :
    Será que eles gostam mais do levir ?
    Será que eles gostam mais do Picerni ?
    Será que eles gostma mais do Estevan ?
    Só mesmo idiotas e energumenos pra colocar a culpa e o rancor no Luxa pela queda para a segundona.
    Essa vergonha que o clube sofreu tem de estar TODINHA NA CONTA DO VENDEDOR DE KIBE DA TURIASSU, VULGO MUSTAFÁ GAMBÁ |!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    E pra quem fala amores do Felipão não vamos nos esquec er que foi ele quem não quis o Romario no Palmeiras em 99, com medo de ter que por o Paulo Nunes no banco, sendo que esse mesmo Paulo Nunes que armou o b arraco no intervalo da final do Mundial em que perdemos ……….

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo