Publicidade

Publicidade
31/03/2009 - 12:56

BBB9 – Globo se recusa a esclarecer dúvida sobre votação

Compartilhe: Twitter

Pela segunda vez neste BBB, os resultados das enquetes realizadas por diferentes sites, inclusive o iG, foram muito diferentes do placar final de um paredão. A primeira vez que isso ocorreu, na disputa entre Ana e Ralf, as enquetes apontavam uma disputa apertadíssima (com vitória de um ou de outro, dependendo do site), mas o placar oficial, anunciado pela Globo, mostrou uma vitória tranqüila de Ana.

O mesmo fenômeno repetiu-se neste domingo. Enquanto as enquetes sugeriam que a disputa estava acirrada entre Ana e Josy, o resultado final indicou novamente uma vitória folgada de Ana.

Embora as enquetes de Internet não tenham valor científico, porque indicam a preferência apenas daqueles que querem votar, e não do conjunto da população, elas têm sido um indicador confiável dos humores do público que assiste o BBB.

Por esse motivo, os dois paredões vencidos por Ana provocaram tantas reclamações, tanto nos comentários dos leitores aqui no iG e em outros sites, quanto diretamente junto à Rede Globo. A emissora, em notícia publicada nesta terça-feira pela Agência JB, não comenta os resultados das enquetes. Apenas esclarece que os votos são recebidos por três plataformas diferentes: telefone, SMS (o popular torpedo) e Internet.

Segundo a Globo, cada plataforma tem um peso diferente na contabilização dos votos, mas não revela qual é o peso de cada uma. “A ponderação dos votos é usada para garantir a representatividade estatística das três diferentes plataformas de votação”, disse a assessoria de comunicação da emissora à Agência JB. É exatamente, sem tirar nem por, a mesma resposta que a Globo deu ao site especial do iG em 17 de fevereiro.

Repito a minha opinião, que expressei na ocasião da polêmica sobre a eliminação de Ralf: “Em nome da transparência e da credibilidade do programa, seria interessante o público ser informado. Do contrário, restará a suspeita (não a primeira, diga-se) de que os resultados do BBB são manipulados.”

Autor: - Categoria(s): televisão Tags: , , , , , , , ,

Ver todas as notas

2.186 comentários para “BBB9 – Globo se recusa a esclarecer dúvida sobre votação”

  1. Lenara disse:

    HELP! meu deus alguem me explique essa final do bbb9, será que estou louca? Penso que não quase ninguem aprovou aqueles três, agora aguentar Max vencedor não dá prá engolir é demais para quem acompanhou aquela trupe nesses três meses, quanto sacanagem!!!!!!!!!! O jeito agora é boicotar o BBB10, mas com certeza o povão não vai mais dar Ibope. Me penaliza é ver o Bial, tão inteligentes, carismático, alfinetou esse TODOS do lado B, pois até ele estava p da vida com eles, principalmente com a cara de pau do Max, ter que arrumar qualidades para aqueles três e finalizar anunciando o anti vencedor MAX. é o cúmulo do desprezo pelo público.

  2. bia disse:

    O final doBBB9 foi uma VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ANA TU FOSTE A VENCEDORA pARABÉNS!!!!!!!

  3. mateus disse:

    mais uma vez a globo fazendo o q quer das pessoas.que marmelada o max ganhando esse bbb9 isso e uma farça,mais uma vez.foi um absurdo aquele cara ter ido pra final,e ainda pior ganhar.o bbb9 era da ANA,Estao dizendo q o bbb10 o premio sera de 10 milhoes .vai ser 10 milhoes de vezes mais farça ainda.Que vergonha rede globo.que vergonha bial,que vergonha boninho,vo dar um presentes pra voçes
    um olho de peroba pra passa nessa cara de pau de vcs .
    ah ja ia me esquecendo,bbb10 sera roubado!

  4. luana 9 anos disse:

    oiiiiiiiiiiiieu tenho uma opinião ana nao merecia vencer mesmo por que ela e birrenta,chata,manhosa e ela iria vencer se ela fosse ela mesma o max eo melhor e por ter ganhado um milhao ainda acho que fran devia ficar en 2lugar agora vou indo bjsssssssssssss vou terminar com uma frase o mano e legal o mano e legal o mano e seensasional obrigada mesmo

  5. pedro disse:

    1 detalhe importante!

    nas enquetes da ig e outras as pessoas votam apenas 1 vez muito diferente do site de globo.

    e nem todos votam nessas enquetes idiotas.

    e tem mais…

    por que a globo deixaria 1 participante que não tras publico no programa

    sinto muito mais esse artigo não me convenceu esta muito incompleto

    espero que um dia tenham alguma prova q faça sentido e não apenas entrigas

  6. […] 1. BBB9 – Globo se recusa a esclarecer dúvida sobre votação (31/03/2009) – 2.185 comentários […]

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo