Publicidade

Publicidade
08/04/2009 - 00:53

BBB9 – Afinal, quem manipulou quem?

Compartilhe: Twitter

Já está no ar, no site especial do BBB, o meu comentário sobre o último programa. É este texto aqui:

Em seu último recado, Pedro Bial evocou Baruch Spinoza (1632-1677), para quem “a liberdade consiste em conhecer os cordéis que nos manipulam”, para explicar a vitória de Max, o Alemão do BBB9, sobre Priscila. “Ainda há gente que não entendeu”, disse o apresentador, “que quem manipula o programa são vocês, com a nobre co-autoria do público”.

Recado dado, Bial comunicou que a vitória ocorreu por meros 24 décimos – cerca de 105 mil votos num universo de 44 milhões (o único número divulgado na noite). “Max, o cara do BBB9”, começou Bial, à maneira de Obama sobre Lula. “E Pri é a cara do BBB9”, completou.

A primeira cena do último programa reapresentou imagens pedidas por espectadores, num tributo ao que o formato do BBB tem de melhor: a sua capacidade de provocar interação. Mas, claramente, conhecendo o número total de votos, o espectador demonstrou menos vontade de escolher quem deveria ganhar R$ 1 milhão do que votar entre Max e Ana no último Paredão do programa (quase 59 milhões de votos). Para se pensar…
 
Antes, houve o momento de gala de Mr. Edição: a apresentação do perfil de cada um dos finalistas, exibindo o que fizeram de melhor. Se entendi direito, Mr. Edição resumiu Francine a uma menina maluca, Max a um cara cuja palavra que mais pronuncia é “eu” e Priscila a uma mulher de múltiplos talentos – “a gostosa do BBB”, mas sábia (“Amor não mata, a fraqueza mata”), capaz de se transformar no programa (“Vou sair outra pessoa daqui”) e, ainda, fazer um balanço sobre a nona edição (“Esse BBB quebrou vários tabus, eu sou a prova disso”).

A julgar por este resumo, o resultado final não foi justo. Mas foi um resumo justo?

Todo de preto, em dia da festa, Bial parecia emocionado. “Entenderam, agora?”, perguntou aos três finalistas, ao final da apresentação do perfil de cada um, sugerindo: “Viu como vocês nos emocionaram aqui fora?”

O melhor momento do último dia foi o clipe de humor, um manual de recomendações para evitar o Paredão. Foi a chance de rever o pior de cada um – Ana matando formigas com sabão em pó; Naiá fofocando; o trio “mosca morta” formado por Mirla, Alexandre e Michelle fazendo nada; Emanuel, o mala sem alça; e André, o xucro sincero.

Naiá e Ana, a vovó e a netinha, “uma relação inédita” em Big Brothers no mundo todo, segundo Bial, apareceram mais no último programa do que os próprios finalistas. Estou maluco, ou está pintando um quadro para as duas no “Fantástico”? “Que par de doidas adoráveis”, apregoou o apresentador.

Enquanto aguardava o início do programa, tive a oportunidade de ouvir Christiane Torloni cantar um mantra na penúltima cena de “Caminho das Índias”. Ao fim e ao cabo, é inevitável constatar que não posso reclamar de ter sido obrigado a acompanhar Max, Priscila, Fran & cia. por 83 dias.

Autor: - Categoria(s): televisão Tags: , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

160 comentários para “BBB9 – Afinal, quem manipulou quem?”

  1. vicente disse:

    Para (08/04/2009 – 01:06 Célia)

    Vergonha é a senhora sendo mãe deixar seu filho acordado até a meia noite para ver um programa que não é recomendado para a idade dele. Não julgue os outros pela senhora dona célia, e mai, a todos os criticos do BBB façam um favor para voces mesmo, não assistam mais.´Voces reclamam, reclamam, reclamam, mas continuam asistindo e quando as pessoas que voeds torcem se dá bem o programa é”não há manipulação, agora quando o resultado não é o que querem ai sim há manipulação??? Façam-me o favor pessoal. Curtam o que de melhor há na programação o que não gostam descartem e pronto. Parem de fica enchendo o saco com seus xorôrô.

  2. Maria Apda disse:

    O Max ganhou porque não tiveram a coragem de manipular para Priscila ganhar na verdade a gde ganhadora seria Ana. Que vergonha quase sessenta milhões em 24 horas e nem cinquenta em dois dias. Eis a prova de algo estranho aconteceu. Eu diferente do comentário acima não assistirei mais mesmo, já não assisti desde domingo, fiz parte do BOICOTE A GLOBO. Globo nunca mais, dinheiro para votar no fixo, no celular nunca mais. Os 7% que baixou a audiência da Globo mostrou que a torcida de Ana não chorou eola competição, mas pela desconfiança no programa, chorou pelas duas semanas de edições.Tive ódio de verdade a primeira vêz pelo um BBB, bando de sacanas, audiência minha não teve, a imagem da globo tá boa, depois ficam falando dos outros, igrejas e politicos, e eles como ficam??

  3. Adilson disse:

    Manipuilou ???? Estamos falando de masturbação ???? Porque é a única idéia que me vem à cabeça quando ouço a sigla BBB !!! Acorda !!!! O país não precisa disso !!!!!!

  4. Valéria disse:

    Lamentável mesmo é ver as pessoas não se conformando com a democracia, se o cara ganhou é porque a maioria quis assim.Vivem reclamando de manipulação, mas estão todo dia ali dando a audiência que a emissora precisa, por que não vão procurar coisa melhor para fazer?Qto. aos fãs da Ana/Naiá, aqui fora elas estão se mostrando mais falsas, grossas e intolerarantes do que eram lá dentro da casa, a Ana até é sincera, mas mimada, intolerante e mau educada, agora Naiá uma preconceituosa,fofoqueira e muito maldosa..

  5. Sérgio disse:

    Pessoal, não se enganem: esse espaço foi invadido por torcedores insatisfeitos da Ana Carolina, os mesmos que ficaram quietinhos quando a tal “manipulação” nos paredões com Ralf e Josi foi conveniente pra eles.

    Quando tudo estava indo a contento, o discurso era outro. Agora, como o barco afundou, a Globo manipula, o Boninho não presta, “o Bial é um bobo”…

    No final das contas, acabou ganhando quem mais merecia. Não era o meu preferido, mas reconheço que Max mereceu. Simples assim.

    Ah, principalmente depois de ver as lamentáveis declarações de Naiá nos últimos dias, fico ainda mais satisfeito de ter visto Fran, Priscila e Max na final. Sinto vergonha de um dia ter visto nessa senhora um exemplo para os idosos brasileiros.

  6. Fernanda disse:

    Pentelhação é aguentar a Ana e a véia Naná. Ninguém merece essas chatas… Gastei o dedo votando nelas rsrs

  7. Bressan disse:

    Não dá prá entender Max ganhar e a Ana fora sem comentário palhaçada pura a globo descepcionou.

  8. léia disse:

    Quero registrar aqui minha insatisfação, quanto a este blog, pois referente ao BBB, desde a eliminação da Ana, postei varios comentários, por sinal muito respeitosos, e nenhum foi colocado entre os demais postados aqui.
    Realmente este país não tem jeito.

    Espero ter uma resposta plausivel quanto a isso, pois ja que estou perdendo meu tempo visitando este blog, deveria receber no minimo o respeito do mesmo.

  9. geisa disse:

    isso é rir da cara do povo brasileiro,em todas as pesquisas no paredão,da ana com a josi ,josi ganhava de ana ,mas por pouco,na hora de dar o resultado ,ana ganha com uma diferença de se ñ me engano com +de 15% dos votos,foi ai que eu percebi que esse tal de bbb é a maior farça da televisão brasileira,onde já se viu max ganhar de ana ,a mais forte de todos os tempos,e depois a pri perder dele,realmente,eles acham que o povo é bobo,as pessoas tinha que passar a assistir e ñ votar mais ,pq a votação é perda de tempo,ficar o dia inteiro votando em uma pessoa que a gente torce,ela ganhando,e depois falar que ela perdeu ,fala serio boninho.Ou entaão vc deixa o povo ver a votação ao vivo na internet,surpresa tem que ser só para os confinados

  10. BuBa disse:

    A Ana foi a insuportavellllllllllllllllll do BBB
    Manipulação ?? de novooooooo esse bla bla bla
    A unica pessoa que pode e deve questionar é a Priscila
    Este resultado não me afetou em nada .
    Eu continuo acordando cedo para trabalhar .kkkkkkkkkkkkkkk

  11. bia disse:

    Que decepção ! Quando Ana foi eliminada perdi totalmente interesse em assistir o bbb9, pois percebi novamente a manipulação da rede Globo, mais uma vez foram deixados de lado os valores morais das pessoas , dando lugar a mentira ,a falsidade,a safadeza e o cinismo , deixo aqui o meu repúdio aos vencedores doBBB9. Ana tu és a vencedora Parabéns!!!!!!!!

  12. grazi disse:

    oi meu nome e graziele moro na cidade de piraúba e adorei o final do bbb9 pq de todos foi o + passivos de todos ele entro pra jogar e jogo com dignidadae então des do começo do programa torci por ele ganhar pq ele não se escondeu hora nenhuma como os outros entegrates do reality então parabens ate o ano que vem bjos

  13. norma disse:

    Ou eu vi o PPV ERRADO, ou as pessoas cegas em quem elegeu para torcer nao viu. Max foi merecedor do premio. E so fazer a retrospectiva comparativa com os demais participantes da sua participacao. Hoje nao e mais chororo e miserias etc. para ser um vencedor

  14. Tânia disse:

    Tomara que o Bial escreva um livro contando os bastidores do BBB, revelando as verdades e mentiras de todas as edições. Enquanto isto, estou com a Maria Apta façamos um BOICOTE A GLOBO.

  15. Pixoca disse:

    Por direito o milhão deveria ir para Priscila pois o Max infrigiu a regra do programa em falar com a Francine por tel depois de ser selecionado (sem contar a equipe muito eficiente que montou antes de entrar).
    Então na minha opinião o milhão tem que sair dele e ir para ela.

  16. sandra mussatinho disse:

    o q não soube disfarçar foi o proprio bial ele tambem odiou muito ,so pelo discurso q ele disse sobre a ana,ela ja ganhou um milhão,pois seu corriculo,aumentou e ela vai longe.valeu!

  17. Fã do MAX disse:

    engraçado, como tem gente mesquinha e vingativa ou seja má por dentro , em achar que a aguada merecia ganhar, esse seria o bbb + ridículo, enfim o resultado foi o que o povo queria o vencedor uma peesoa digna sincera um perfil de vencedor de bbb, a pricila no final do programa tentou pisar nas pessoas para subir ,não deu certo e perdeu ,deve-se subir por méritos próprios.

  18. Fã do MAX disse:

    ADOREI O FINAL , REALMENTE O POVO ESCOLHEU CERTO , O MERECEDOR NÃO PODERIA SER OUTRO, QUE PERFIL MARAVILHOSO, SICERO ,HONESTO , AMIGO ETC,ETC.QUEM ACHAR O CONTRÁRIO NÃO VIU O PPV, OU ENTÃO É UMA MALA SEM ALÇA.

  19. PÉROLA NEGRA disse:

    Jogo limpo, pq? O cara (Max) pensava o dia todo e filosofava até pra ir no banheiro. Gente a Ana era insuportável e o paredão dela com o Ralf foi meio suspeito, já o da Josi (nas enquetes que na verdade não quer dizer nada pois são no máximo 1 milhão de votos enquanto na Globo chega a 30, 40 e 58 milhões de votos) mostrava que ela ia sair a diferença era que o povo esperava que ela saísse com menos votos e não 68%. Porém o último paredão fechou com chave de ouro, 58 milhões em 24 horas enquanto na grande final valendo 1 milhão em dois dias de votação ter no máximo 45 milhoes de votos.
    Para quem critica o fato das pessoas se sentirem indignadas quanto a falta de respeito as pessoas que votam, devo dizer que a audiência da final foi consequência disso lembrando que foi menor até que o último paredão, ou seja aproveitaram o dinheiro dos torcedores da Ana até o penúltimo momento. Apesar de chata confesso que o BBB só não foi pior por causa da Ana e quando digo isso não quer dizer que ela era a melhor e sim quem chamava mais atenção e merecia o prêmio por cativar o maior número de torcedores visto que é quem deveria manipular o programa.

  20. MARIA PATRICIA SOUZA DE AGUIAR disse:

    NÃO GOSTEI DO RESULTADO DO BBB9. ACHO QUE A ANA MERECIA PELO SEU CARÁTER. TUDO BEM QUE ELA CHOROU. MAS QUEM NÃO CHOROU NESTE PROGRAMA? SINCERAMENTE, NÃO VOU ASSISTIR MAIS AO BBB E NEM ME INSCREVER.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo