Publicidade

Publicidade
29/05/2009 - 15:27

Luxemburgo ataca jornalistas “corintianos”, mas é criticado por “palmeirenses”

Compartilhe: Twitter

Jornalista pode ter time? E pode torcer? A resposta à primeira pergunta é fácil: lógico que sim. A segunda é mais complicada. Pode torcer desde que não esteja no ambiente de trabalho ou em missão profissional – do contrário, a confusão é enorme. Foi a propósito deste assunto que entrevistei, para o Último Segundo, o radialista Eraldo Leite, presidente da Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro.

A ACERJ acaba de advertir um jornalista que, no último domingo, comemorou e gritou acintosamente na Tribuna de Imprensa do Maracanã depois de um gol do Fluminense. O fato foi noticiado no site da entidade. É uma situação inédita, até onde eu sei – uma associação de jornalistas esportivos vir a público ensinar como os profissionais devem se comportar no ambiente de trabalho.

Quase todo torcedor suspeita que os jornalistas esportivos beneficiem os seus clubes de coração em suas reportagens, análises e comentários. Os profissionais sérios e respeitados convivem bem com essa questão – sabem que podem falar abertamente o nome do time que torcem sem que o trabalho que fazem seja afetado.

Uma novidade esta semana foi a suspeita levantada por um técnico, o sempre polêmico Vanderlei Luxemburgo, sobre a isenção dos críticos que atacaram o pífio desempenho do Palmeiras, nesta quinta-feira, no Parque Antarctica, contra o Nacional, de Montevidéu. Segundo o técnico, os seus críticos são jornalistas corintianos. Eis o que disse:

“Tenho percebido que há uma má vontade grande contra a gente. Nos outros clubes as mesmas coisas acontecem, mas aqui têm mais críticas. Percebo que são corintianos que precisam tirar a camisa do time e ter mais calma na análise”.

Em seu blog, Opiniões em Campo, o jornalista Allan Brito resolveu “comprar” a provocação de Luxemburgo e trouxe os comentários de dois colunistas considerados torcedores do Palmeiras, Mauricio Noriega e Mauro Beting, sobre o desempenho do Palmeiras em campo. São críticas fortes que provam, mais uma vez, o eu que eu disse antes: jornalistas sérios não confundem a paixão por seus clubes com a isenção profissional.

Autor: - Categoria(s): Esporte, jornalismo Tags: , , , ,

Ver todas as notas

38 comentários para “Luxemburgo ataca jornalistas “corintianos”, mas é criticado por “palmeirenses””

  1. morales disse:

    Vai que é tua NACIONAL………..

  2. WALTER disse:

    Com certeza, existem jornalistas que fazem propaganda de seus times. é só assistirem as transmissões da Band e Globo. Aqueles que são isentos percebem claramente que há exageros em alguns comentários. Tanto para por o time para baixo, quanto para exaltar o time. A transmissão da Band é bairrista, sempre favorecendo os times de São Paulo e a Globo talvez seja mais ainda pq sempre exalta o “melhor futebol do flamengo”. Comentários a parte, o bom é que todos tranmitam com isenção.

  3. Edson disse:

    Sou Palmeirense, porém não gosto muito do Luxemburgo, mas ele está com a razão e disse o que todos os Palmeirenses pensam e gostariam de falar. Chega de Chico´s Lang´s, Neto´s, Juca K., etc… Queremos uma imprensa e uma arbitragem imparcial… Chega de Reis e Rainhas do apito Amigo.

  4. carlos disse:

    Não gosto desse pipoqueiro que quando o time dele perder arruma sempre um bode expiatorio (Wandeley) mas sou obrigado a concordar aquentar torcedor jornalista é um saco, além de ser antetico, desrespeitso e estou falando sim:do seu Neto (burra louca), seu Osmar ou Dr. Osmar alem do outro gordinho Maria vai com as outras todos profissionais NÂO torcedores do corintinhas 2 segunda divisão a serviço da band vão para a arquibancada que é lugar de torcedor pra barzinho e afins. Ou entao vai dizer as besteiras que fala no meio da torcida adeversario, lá na arquibancada, se sao realmente homens

  5. Eduardo disse:

    Àqueles que dizem que essa torcida contra, mesmo que admitindo tal, não apagam os erros que o Luxa comete, só um comentário – o Luxa erra, mas tentando o melhor, tentando ganhar (a vaidade dele é ganhar, ser campeão), e isso é bom para o Verdão. Mas os tendenciosos da mídia, com seus comentários parciais, insuflam a torcida contra nossos profissionais, que é o nosso próprio time. Criam uma onda de insatisfação na torcida, que explode quando o resultado não vem. Este tipo de coisa faz da nossa torcida amargurada, impaciente e intolerante. E é por isso que muitos profissionais, técnicos e jogadores, não querem vir para o Palmeiras. E é isso que essa mídia torcedora quer, afastar do nosso time profissionais competentes. Repare como eles elogiavam o marcinho guerreiro…

  6. OSWALDO JR disse:

    Mauricio, tem também os jornalistas do Rio Grande Do Sul que também torcem para seus clubes, seja Grêmio,Inter ou Juventude, e que nunca receberam uma advertência do Sindicato Gáucho de Jornalistas por isso e é só com jornalistas Paulistas que acontece isso? Quando jornalistas Pernambucanos torcem ou simpatizem com Sport, Santa Cruz ou Náutico, o Sindicato de Jornalistas de Pernambuco não adverte seus filiados por isso.
    Quer dizer, a isenção profissional,no caso do jornalismo esportivo, só deve existir para São Paulo e Rio de Janeiro?e no outros estados? o jornalista pode torcer à vontade e não será punido por isso?

  7. Moacir Meneguin disse:

    NÃO SOU PALMEIRENSE , MAS , O QUE A SPORTV FEZ NO JOGO CONTRA O NACIONAL FOI BRINCADEIRA !
    NÃO BASTAVA A GLOBO SÓ TRANSMITIR JOGOS DO TIMINHO ( NEM QUE SEJA DA COPINHA DO BRASIL) AGORA COLOCA REPÓRTERES NA TORCIDA DE FÓRA EM DEMÉRITO AO CLUBE LOCAL ( EXCETO O TIMINHO) , É CLARO !

  8. Edmilson Cué disse:

    Porcada!

    Fazer o que se a poderosa sabe que o timão da mais ibope…
    Outra coisa na imprensa esportiva tem torcedor de todos, mas lógicamente que do timão é maior…..somos o maior…..
    Quanto a BAND, só melhorou quando lá colocou os corinthianos, inclusive o Neto, nosso idolo ( xodó da fiel )… que só pra lembrar foi trocada pelo tal de RIBAMAR…. é ruim hein!!!!

  9. Edmilson Cué disse:

    Que bom que existe na TV brasileira os Chico Lang/Neto/Osmar de Oliveira … eles dão brilho as emissoras em que trabalhão..
    Mas respeito muito tbem os palmeirenses ” Mauro Beting/Avalone/ “…. todos tem virtudes e defeitos….mas são importantes no futebol.

  10. Edmilson Cué disse:

    Jorge 159….o lambão..

    Pra nós corinthianos, o Neto/Socrates/Marcelinho/Rivelino, jogou + que o Pelé sim senhor e dai? qual o problema?
    Vá se catar o lambão…

  11. marcosomag disse:

    Dizer para qual time torce é opcional ao jornalista desde que não atrapalhe a sua análise do futebol. Caras mais antigos, como os falecidos Peirão de Castro e José Italiano, santista e corintiano, respectivamente, sempre proclamaram a paixão pelos seus times e nem por isso deixaram de ser respeitados por todas as torcidas. No caso em questão, o Vanderlei está perdidinho da silva com o péssimo elenco que formou no Palmeiras, e agora está tentando desviar a atenção da torcida para a provável desclassificação do time na Libertadores.

  12. Luiz1290 disse:

    Jornalista sério mesmo deixa de torcer para clube e torce para os amigos.

  13. Marcos disse:

    Coluna corporativista, defendendo a classe. Jornalismo esportivo brasileiro – não conheço o dos outros países – é uma piada.

    São torcedores com microfone na mão.

  14. A.R.QUEIROGA disse:

    Acho ótimo o LUXA no PALMEIRAS, bem como o OBINA.
    Sem noção tem que estar em TIMINHO, sendo assim o PALMEIRAS TEM O QUE MERECE.
    HAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Jornalista nao pode torcer. Não deve existir essa história de repórter que participa da notícia, jornalismo gonso. Aff!. Repórter pode se emocionar, chorar, etc, mas existe uma bobagem que jornalista pensa: imagina que tem opiniões relevantes. Burrice. Não existe isso de formadores de opinião. Temos um supermercado de opiniões e fazemos o que queremos.

  16. Luiz disse:

    É isso aí Luxa… fale mal, mas fale do corinthians!

  17. serginho maritaca disse:

    GAMBAZADA, sem euforia vcs esqueceram de 2008SPORT, agora prestem atençao LIBERTADORES,nao é coisa para vcs

  18. serginho maritaca disse:

    Luxemburgo tem credito assim como o INTER,
    SPORT 2008
    INTER 2009

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo