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16/11/2009 - 01:26

“A Fazenda”: mais enxuta, sem reza e sem comercial

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Na essência, “A Fazenda” continua o mesmo: subcelebridades de terceiro e quarto escalão em busca de um lugar ao sol, Britto Jr. tentando ser Pedro Bial e a Record falando da Record. Mas, em relação ao programa que estreou há cinco meses e meio, a segunda edição do reality show começou com alguns melhoramentos.

Em primeiro lugar, no lugar das duas horas e quarenta minutos da primeira estreia, desta vez foram apenas 120 minutos. Sem enrolação, direto ao ponto, os candidatos foram brevemente apresentados, não tiveram a chance de falar muita besteira e ainda foram submetidos a uma prova divertida.

Outro progresso foi visto no final. Na primeira estreia, os candidatos tomaram uma taça de espumante e, em círculo, comandados por Babi, fizeram uma prece. “Senhor, que a gente aprenda a ser um ser humano melhor”, começou a moça, antes de pedir: “Jesus, que todos nós tenhamos um salto em nossas carreiras”. Desta vez, repetiu-se a oferta de bebida, mas, na hora em que os participantes começaram a formar um círculo, o programa saiu do ar sem que pudéssemos ouvir qualquer oração.

É claro que houve espaço para inúmeras piadas involuntárias. A melhor de todas, sem dúvida, a frase de Sheila Melo, apresentada por Britto como “uma das loiras mais conhecidas do Brasil”, que disse: “Não precisa ser verdadeiro… Me tratando bem já tá bom.” Eis uma reflexão que vale como mantra para a vida.

MC Leozinho, como se estivesse no palco do Gugu ou do Faustão, agradeceu: “Estou muito feliz pelo convite”. Mauricio Manieri observou: “Não sou muito de me expor”. E Karina Bacchi nos informou: “Me arrependi muito de ter posado nua”.

Quase todos os participantes mereceram um “bem-vindo” do apresentador, mas Cacau Melo, depois de participações inexpressivas em novelas e programas da Globo, mereceu algo mais: “Bem-vinda à Record”, saudou Britto.

Mais uma vez, a emissora subverteu a lógica capitalista que rege o negócio da comunicação no Brasil, segundo a qual a publicidade financia a produção. O programa entrou no ar imediatamente depois do Gugu, sem intervalos comerciais, por volta das 22h20, e só foi interrompido às 23h45, depois de uma hora e vinte e cinco minutos.

Houve, então, um intervalo comercial de seis minutos, seguido de um segundo bloco do programa que durou oito minutos, um segundo intervalo de cinco minutos e, finalmente, um terceiro bloco do reality de quinze minutos. Resumindo, ao longo de duas horas, houve onze minutos de comerciais, alocados em dois blocos na última meia hora da atração.

Com essa estratégia, “A Fazenda” espera vencer a guerra da audiência nas noites de domingo.

Autor: - Categoria(s): televisão Tags: , , , , , , , ,

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246 comentários para ““A Fazenda”: mais enxuta, sem reza e sem comercial”

  1. Janne disse:

    Meu Santo Cristo,pq tudo que não presta,faz sucesso no Brasil???
    Será até quando,vamos ter que aturar isso??

  2. JullY disse:

    Esta fazenda está pior do que a outra. Eita Record, ruim!!!

  3. Marcos Negrão disse:

    Casa dos Artista do SBT também tinha subcelebridades, mas arrebentou a Globo na audiência. E só para lembrar, nesta segunda a Globo passou o filme da Tela Quente praticamente inteiro sem intervalos e somente quando acabou a “A Fazenda” e que o filme foi interrompido pela primeira vez.

  4. Manuelly Ressutti disse:

    É engraçado que as pessoas criticam “A Fazenda” e outros reality shows, insinuando que telespectadores sem cultura acompanham esses programas e que pessoas que não tem nenhum conteúdo algum participam deles, e que isso é um perda de tempo… Mas os mesmos que falam isso perdem seu tempo escrevendo sobre um programa que não gostam, é no minimo duvidável um comentário como esses.
    Na verdade, eles são uma massa totalmente influenciável que se deixa levar por críticos que ganham a vida denegrindo a imagem de pessoas e programas de TV.

    Porém a Record, poderia voltar com o reality show “O Aprendiz” que além de entreter trás uma visão do que é o mercado de trabalho e empreendorismo, e que não podemos ficar neste mundo somente à passeio.

  5. Manuelly Ressutti disse:

    Falam tanto de cópia, que a Record copia a Globo e tal, “A Fazenda” = “BBB”. Mas quem apostou num programa com o formato do “Hoje em Dia” foi a Record. E a Globo está transformando o “Video Show” em Hoje em Dia 2ª edição. aff
    E o “Programa do Jô”, meu Deus o que é aquilo! É a cópia fiel do programa norte americano “Late Show with David Letterman”. Poderiam pelo menos mudar o lado que o Jô Soares senta. rs
    E ainda acreditam que na originalidade da Globo.
    Lamentável!

  6. carlinhos disse:

    teria mais ibope a paty bionda na fazenda ia ser uma delicia hehe essa gata da hora e sucessoooooooooo

  7. […] “A Fazenda”: mais enxuta, sem reza e sem comercial | Mauricio Stycer 10, dezembro, 2009 Deixar um comentário Ir para os comentários Na essência, “A Fazenda” continua o mesmo: subcelebridades de terceiro e quarto escalão em busca de um lugar ao sol, Britto Jr. tentando ser Pedro Bial e. Leia Mais […]

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