Publicidade

Publicidade
24/11/2009 - 11:45

Tentando entender “Lua Nova” e “Crepúsculo”

Compartilhe: Twitter

Lua Nova 2Adolescentes, não leiam este texto. Tenho certeza que vocês vão se irritar. O que se segue é o esforço, possivelmente fracassado, de um “tiozinho” no sentido de entender este novo fenômeno da indústria do entretenimento.

No intervalo de quatro dias, assisti aos filmes “Crepúsculo” e “Lua Nova”, ambos recordistas de bilheteria, baseados na série de Stephenie Meyer, de quem nunca li, até hoje, uma única linha. Com muito atraso, reconheço, escolhi tentar recuperar o tempo perdido, mesmo que de forma superficial, por meio dos filmes.

Vi “Crepúsculo” na televisão, no Telecine, o que diminui muito do seu impacto, imagino. Mas me chamou a atenção o make-up exagerado de todos os vampiros da família Cullen, o jeito afetado e lento de falar e o fato de serem todos bonitos – homens e mulheres.

Registrei uma única piada ao longo de 122 minutos de filme – na cena em que Edward Cullen (Robert Pattinson) explica para Bella Swan (Kristen Stewart) que os vampiros de sua família não bebem sangue humano. “Nós nos vimos como vegetarianos. Seria como um ser humano que só comesse tofu: você nunca fica totalmente satisfeito”.

Também chama a atenção de cara que, com seus vampiros bonitinhos e modernos, “Crepúsculo” acaba com qualquer sutileza e sugestão que normalmente existe em filmes do gênero.

Assisti “Lua Nova” numa pré-estreia, à meia-noite, véspera do feriado, no Kinoplex Itaim. O cinema exibiu o filme em duas salas lotadas – uma terceira teve que cancelar a sessão porque a cópia não chegou.

Pattinson é o novo Leonardo di Caprio no imaginário das adolescentes. Provoca gritos histéricos por onde passa. Como escrevi no Último Segundo, nas telas, quando aparece, causa reações incomuns em cenas de cinema: barulho, murmúrios, suspiros e gritos se espalham pela sala.

O estranho visual – purpurina no rosto e lábios muito vermelhos – não atrapalha em nada. Ao contrário, parece torná-lo ainda mais atraente, talvez porque inofensivo, às meninas na platéia.

Lutando contra os seus instintos, no primeiro filme, Edward Cullen resiste a dar a mordida fatal em Bella e, ainda por cima, se apaixona pela jovem. Mas percebe, logo no início de “Lua Nova”, ao ver sangue nas mãos da menina, que sua índole (e a de seus familiares) é mais forte, o que coloca a vida da amada em risco.

Com um pé em “Romeu e Julieta” e outro em “Harry Potter”, Stephenie Meyer construiu sua saga em torno da mais essencial das questões para uma adolescente: a perda da virgindade. O tema é ótimo, de fato, e o seu potencial para arrebatar platéias femininas está mais do que comprovado pelos espetaculares resultados nas bilheterias.

LUa NovaAbandonada pelo vampiro Edward, Bella sofre horrores durante meses, até que se reaproxima de um amiguinho do primeiro capítulo, o índio Jacob Black (Taylor Lautner), agora sem camisa, encorpado e com segundas intenções.

Bella acaba sentindo uma certa queda por Jacob, mas vai sofrer outra decepção ao descobrir que o menino é, na verdade, um lobisomem! E lobisomens, como todo mundo sabe, não se dão com vampiros. É assim, literalmente, entre a cruz e a caldeirinha, mendigando um beijo aqui e outro ali, que Bella vai passar os intermináveis 130 minutos de “Lua Nova”.

Não acontece absolutamente nada no filme, o que pode explicar a implicância e resistência do público masculino, que transparece em comentários em blogs e fóruns sobre a saga. Bella também é cortejada nos filmes por um menino “normal”, nem vampiro nem lobisomem, mas não vê a menor graça nele. Seu sonho é ser mordida pelo vampiro galã. Para os meninos, trata-se de concorrência desleal.

Para piorar, a paciência e o recato do vampiro são realmente de outro mundo. O que pode ser tedioso para parte da plateia, parece encantador para a outra parte. À saída da sessão que assisti, às 2h20 da manhã, enquanto dezenas de adolescentes procuravam seus pais à saída do Kinoplex Itaim, muitas trocavam impressões sobre o filme. “Chorei muito na hora em que ele (Edward) falou que ia embora”, dizia uma. “Também chorei muito”, dizia a amiga. “Eu só lacrimejei”, respondeu a terceira.

Em tempo: sem nenhuma sutileza, num expediente que lembra as novelas da televisão, “Lua Nova” termina deixando pela metade uma conversa importante dos dois protagonistas. Só faltou exibir em seguida “cenas do próximo filme”. Que, a propósito, chama-se “Eclipse”, e tem estreia programada para 30 de junho de 2010.

Autor: - Categoria(s): Cultura Tags: , , , , , , , ,

Ver todas as notas

208 comentários para “Tentando entender “Lua Nova” e “Crepúsculo””

  1. Ana Carolina disse:

    Concordo com o Maurício… Li os livros (estou terminando o 4° – Amanhecer) mas sinceramente não gostei do filme!
    Claro que sei que filme tem que ser comercial e vender e tudo mais … Porém o filme deixou a desejar… A interpretação dos atores principais (Pattinson, Lautner e Stweart) são muito caras e bocas e pouco sentimento. Bom … Essa é a minha impressão… Ainda fico com os livros, mas não pagaria para ir no cinema assistir aos filmes …

    • Carlos Alves disse:

      Acha realmente que existi algum ator capas de interpretar fielmente as cenas dos livros… eu acho muito dificil reprodusir todas aquelas emoções…

    • Ana Carolina disse:

      Caro Carlos,
      É meio óbvio que nenhum ator é capaz de interpretar fielmente as cenas dos livros… Digo principlamente as caraterísticas que definem cada personagem … Por exemplo: no filme a Bella se mostra uma verdadeira tapada. Ela custa a juntar 1+1… risos. Já no livro ela é uma garota mais curiosa, mais questionativa (hahaha nem sei se existe essa palavra). Então, acredito que uma parte da essencia do livro se perdeu ali… Na caracterização de cada personagem

  2. matias disse:

    Desculpem mas os filmes são ruins mesmo, são só pra garotinhas sonhadoras, mais nada

    • ocult person disse:

      uii disculpa aii baby.. se vc num tem cultura nem vem fala nada ….! 😡

  3. Yoko disse:

    Estava lendo outra matéria do Maurício, e vi q nos comentários, tinha esse q me chamou a atenção:

    Universitária 22

    “Gostaria de dizer primeiramente que estou extremamente horrorizada com a quantidade de comentários masculinos sobre o filme. Se não gostam, pq perdem o tempo de vcs criticando o filme? Isso é inveja ou falta do q fazer? Os atores são bonitos? SIMMMMM O filme é bom? SIMMMMMM O livro é melhor ainda? SIMMMMMMM Realmente tem um monte de adolescente q exagera, mas é fase….. Quem nunca teve um ídolo? Uma banda de rock, um jogador de futebol…..? Eu sou uma veterinária quase formada, tenho 22 anos, sempre estudei muito na minha vida e quero continuar estudando e progredindo e GOSTO DO FILME E FUI VER A ESTRÉIA!!! Sou uma pessoa fútil, q não liga para os estudos e nem para a pobreza e desigualdade no mundo pq gosto da saga crepúsculo e acho realmente o Robert bonito??? Ahhhhh vão catar coquinho na ladeira. Engraçado que fanatismo por futebol ninguém fala mal…. O problema desses homens aqui é q no filme não tem um bando de homem correndo atras de uma bola e com as coxas de fora….Garanto q se tivesse isso no filme, esses homens bobos dariam gritinhos igual as adolescentes… Parem de falar mal do filme… Pq não tentam escrever um livro que dê tanto ibope e dinheiro??? Não devem ter capacidade! PONTO FINAL!!!!! ”

    Depois q li esse comentário, aos risos, concordo plenamente com ela!
    Vão todos q não gostam da saga, inclusive o Maurício, catar coquinho na ladeira (como disse a universitária 22)!

    • zeli disse:

      Caracas! Não sou universitária, aliás já passei desta fase a pelo menos 22 anos, mas gostei do comentário reprisado. “Vão catar coquinho na ladeira”! Deixa a gurizada sonhar!Meninos bonitos, romance água morna,…. vampiros adocicados…Prá que ser sempre tão mais duro que a já tão dura realidade. Cinema é lazer, relax, enfim, as vezes é bom sentar numa poltrona e assistir alguma bobagnezinha prá relaxar.

    • Sebastiao disse:

      Ainda não assisti o filme, mas pelos comentários aki de meninos e meninas dá pra se tirar uma conclusão plausível.
      Homens são de venus e mulheres são de marte, ou seja, tem personalidades diferentes, homens não gostam de filmes nem revistas feitas especialmente pra meninas e vice versa. As meninas sonham com o principe encantado, com o homem ideal, embora estão mudando mas no fundo é isso que querem a maioria, choram sem motivo e se apaixona facilmente já os meninos ou são uns coitadinhos, tímidos que não conseguem se dar bem com as meninas ou são uns bad boys que fazem coleçoes de garotas mas com suas atitudes de arrogantes e mandoes, brigoes e metidos a bestas.

    • ju disse:

      CONCORDO……igual a EDWARD somente ROBINN.lindos e os filmes otimos….vcs sao todos despeitados com tanta coisa boa no filme…..e concordo amiga vao catar coquinho na ladeira.

    • zilda disse:

      Não sou nem adoslencente, nem burra, nem futil, sou pesquisadora da USP do departamento de farmacia, adorei todos os livros e os filmes tambem, se vcs não conseguem viver um pouco o mun do da magia azar de vcs.

  4. Zero disse:

    Crepúsculo: mais um hype idiota.

  5. Jefferson disse:

    nunca fui de Terceira eu sou e de primeira CEARA esporte Clube . 😀 !!!

  6. IzzY disse:

    Os livros até que são bons os filmes péssimos!!!
    fala serio né gente eu li os 4 livros beem antes de ser lançado o filme (crepusculo)..
    pra quem nunca leu o livro(ex; a grande maioria que se diz fã).. acha tudo otimo lindo e maravilhoso no filme..
    sem duvidas fico com os livros!
    EDWARD mas parece um gay que esta sendo forçado a beijar uma garota ele tem mesmo que fazer careta quando vai beijar ela?
    BELLA nos livros ela me parecia ser menos tapada.
    a unica coisa boa foi a transformação dos lobos só..
    bjoks!!

    • Sol1968 disse:

      Duvio que você tenha lido os livros, Izzy. Se tivesse mesmo lido saberia o motivo da expressão de “dor” de Edward ao beijar Bella.

  7. Prii disse:

    a eu simplesmente amo os livros, mas os filmes são muuito chatos, realmente são para menininhas que ficam babando nos atores. Não tudo bem eles são liindos mas não é pra tanto.

  8. IzzY disse:

    os livros são OTIMOS!!!
    mas os filmes deixaram as desejar e muuuito…
    ”CREPUSCULO e LUA NOVA poderiam ter sido melhores..
    = /

  9. Jefferson disse:

    Uoooooooooooooooooooowwwwwww ADRIANO ?? ta me ouvindo ?!

  10. Biah Macedo disse:

    Minha opinião é idêntica a dela sem tirar nem por 😀

    Universitária 22
    “Gostaria de dizer primeiramente que estou extremamente horrorizada com a quantidade de comentários masculinos sobre o filme. Se não gostam, pq perdem o tempo de vcs criticando o filme? Isso é inveja ou falta do q fazer? Os atores são bonitos? SIMMMMM O filme é bom? SIMMMMMM O livro é melhor ainda? SIMMMMMMM Realmente tem um monte de adolescente q exagera, mas é fase….. Quem nunca teve um ídolo? Uma banda de rock, um jogador de futebol…..? Eu sou uma veterinária quase formada, tenho 22 anos, sempre estudei muito na minha vida e quero continuar estudando e progredindo e GOSTO DO FILME E FUI VER A ESTRÉIA!!! Sou uma pessoa fútil, q não liga para os estudos e nem para a pobreza e desigualdade no mundo pq gosto da saga crepúsculo e acho realmente o Robert bonito??? Ahhhhh vão catar coquinho na ladeira. Engraçado que fanatismo por futebol ninguém fala mal…. O problema desses homens aqui é q no filme não tem um bando de homem correndo atras de uma bola e com as coxas de fora….Garanto q se tivesse isso no filme, esses homens bobos dariam gritinhos igual as adolescentes… Parem de falar mal do filme… Pq não tentam escrever um livro que dê tanto ibope e dinheiro??? Não devem ter capacidade! PONTO FINAL!!!!! ”

  11. wendy disse:

    Vocês homens que não gostam, fala sério! Vão ganhar o que falando mal, criticando?
    Eu gostei do filmes, livros , tenho revistas e posters amo tudo dessa saga o robert pattinson, Taylor ! Procuro saber tudo sobre eles, vejo entrevistas na tv acabo!
    vcs homens que não gostam vão catar coquinho msm 😀

  12. […] Mauricio Stycer, sobre a tentativa de entender o porquê de tanto frisson por causa do filme -clique aqui para ler- Meu caro Stycer, vou tentar esclarecer sua duvida… perdoe-me pela imbecilidade de ousar tal […]

  13. Eliete disse:

    A eterna discussão de livros que viraram filmes e (não) agradaram… Me fez lembrar a trilogia ‘Senhor dos Anéis’. Agora, discutir se o filme é bom ou não pq o tema é adolescente é demais! Fui assistir ao Lua Nova com minha sobrinha de 13 anos, que leu os livros (que eu mesma dei de presente) e tanto ela qto eu adoramos o filme. É preciso entender que a adloescencia na era digital é algo completamente diferente do que foi a minha, que já passei dos trinta.
    Na minha época a febre era RPM e, claro que eu era apaixonada pela banda, mas hoje, se encontrar o Paulo Ricardo não terei um ataque histérico, pois cresci!
    Os fãs da ‘Saga’ tb vão crescer e, cá entre nós, prefiro que minha sobrinha leia e veja estas histórias do que idolatrar essa cultura da baixaria que todo veículo de comunicação a-do-ra pq dá dinheiro!

  14. Universitária 22 disse:

    Gente… Estou aqui no meu intervalo de provas na universidade, aí vejo que tem mais uma matéria do tiozinho sobre a saga crepúsculo….

    Desiste Maurício!
    Escreve uma matéria com filmes da sua época ou filmes do tipo tomates verdes e fritos (se é q é esse o nome)!!!! rs

    E agradeço a Yoko e a Bia Macedo pelo apoio!!!
    hahahahaha

    Repetindo: Vão catar coquinho na ladeira, seus chatos!

    • ju disse:

      isso msmo…..vai catar coquinho invejoso…despeitado RObERT e simplismente LINDO…os filmes otimos…aposto q vc qria ser o EDWARD por isso ta reclamando..tanta beleza te incomoda….INVEJOSO.

  15. Zi disse:

    Desde ontem eu vejo a discussão bem intensa sobre esse filme. Concluo como várias pessoas devem ter refletido que o tal filme não é mais que uma febre entre jovens sonhadores! Ele reúne muitos dos conflitos que o adolescente passa! Com relação aos gritinhos na hora da exibição isso é normal, quando eles ficarem velhos irão ver o quanto pagaram mico gritando por um doido que nem se quer sabe da existência dos fãs!

  16. Cetico 1 disse:

    Minha opinião é, filme bom de vampiro é Entrevista com o Vampiro, vejo Crepúsculo como um dawson’s creek, só que com vampiros.Sei que as fãs vão se rebelar dizendo que minha opinião é ridícula que eu não sei de nada, e sinceramente prefiro que assim seja, pois se algum dia me atrair por uma formula Dawson’s Creek, por favor me matem, isso no mínimo quer dizer que minha mentalidade foi reduzida a um nível 0, onde apenas a futilidade importa, opa desculpe, acho que “vaidade” seria mais apropriado.Sinceramente, leiam vampiro a mascara ou até mesmo entrevista com o vampiro antes de defenderem uma obra com esse tipo de formula.
    Uma observação valida é que quando Pattinson apareceu no Cálice de fogo ele era o “quem é?” agora que é protagonista vejo garotas ovacionarem o cara, na boa, existe coisa mais fútil que isso? Enquanto ele é um anônimo, ninguém o defende, se ele tivesse feito só o Cálice de Fogo e alguém criticasse a atuação do cara, as garotas não iam falar nada, agora que ele é protagonista só faltam formar uma barreira em volta dele, Futilidade pouca é bobagem.
    Desculpem mas é a mais pura verdade.
    É lógico que sem argumentos as garotas vão falar que isso é inveja, se fosse não indicaria Entrevista com o Vampiro para vocês verem, já que é protagonizado por Brad Pit e com certeza é um filme que da de 10000000 a 0 em malhação nova, quer dizer, lua nova.
    Minha critica não é para com o filme, mas sim para com esses adolescentes que aceitam sem questionar o que é imposto na mídia, que sinceramente fazem os mesmos perderem o censo critico e de formar opinião própria a ponto de defender com unhas e dentes uma historia pobre como se fossem gado seguindo um rebanho, ovacionando o que é fútil e deixando as reflexões de lado, mas felizmente, como todos sabem, isso é apenas uma faze, e antes que retruquem dizendo “você também já foi adolescente”, sim já fui, e felizmente aproveitei minha adolescência de forma bem mais produtiva.

  17. juliane disse:

    isso para mim e purissima inveja dos homens despeitados como e o seu caso meu querido…o filme e otimuuuuuuu.e claro vcs jamais chegaram ao chao q Edward pisa!

  18. Dra. aline disse:

    tenho 23 anos, tbm sou universitária, curso medicina, de tanto minha amiga pedir q o assistisse resolvi vê-lo,gostei do filme, gostei muito mais do livro. me surpreendi ja que não gostava de filme com vampiros e lobisomens . depois que o assisti resolvi ler o livro. claro que não é um classico, mas o filme de alguma maneira chama atenção pra ver sua sequência, quanto as adolescentes frenéticas, totalmente comum, eu gritava assim pelos backstreets boys ( ui que vergonha!!!) e realmente a maioria do elenco é lindo! ( apesar não tão talentosos) vale a pena assistir e ler a saga. um filme que fuja um pouca da realidade que vivemos AS VEZES é bom! acredito da liberdade de opinião, respeito todas! bjus

  19. Binna disse:

    Concerteza concordo com ela
    :)

    Universitária 22
    “Gostaria de dizer primeiramente que estou extremamente horrorizada com a quantidade de comentários masculinos sobre o filme. Se não gostam, pq perdem o tempo de vcs criticando o filme? Isso é inveja ou falta do q fazer? Os atores são bonitos? SIMMMMM O filme é bom? SIMMMMMM O livro é melhor ainda? SIMMMMMMM Realmente tem um monte de adolescente q exagera, mas é fase….. Quem nunca teve um ídolo? Uma banda de rock, um jogador de futebol…..? Eu sou uma veterinária quase formada, tenho 22 anos, sempre estudei muito na minha vida e quero continuar estudando e progredindo e GOSTO DO FILME E FUI VER A ESTRÉIA!!! Sou uma pessoa fútil, q não liga para os estudos e nem para a pobreza e desigualdade no mundo pq gosto da saga crepúsculo e acho realmente o Robert bonito??? Ahhhhh vão catar coquinho na ladeira. Engraçado que fanatismo por futebol ninguém fala mal…. O problema desses homens aqui é q no filme não tem um bando de homem correndo atras de uma bola e com as coxas de fora….Garanto q se tivesse isso no filme, esses homens bobos dariam gritinhos igual as adolescentes… Parem de falar mal do filme… Pq não tentam escrever um livro que dê tanto ibope e dinheiro??? Não devem ter capacidade! PONTO FINAL!!!!! ”

  20. carla neto disse:

    Na minha opinião este tipo de filmes e mais destinados a adolescentes…digo porque são eles os únicos a perceber o real intuito do filme…não é para ser perfeito e para ser empolgante, inspirador e apaixonante o resto são pormenores, e se não percebe os gritinhos e suspiros troco o Robert por uma daquelas famosas que todos os homens ficam babando!
    A unica diferença e que nos o admiramos pela coragem e pela beleza(no ponto de vista do filme)….Por isso fale de filmes para a sua idade…..E deixe isto para o critério dos adolescentes….

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo