Publicidade

Publicidade
02/12/2009 - 19:05

Carta em jornal mostra que “Casseta & Planeta” pega leve com Lula

Compartilhe: Twitter

Uma frase muito repetida de Millôr Fernandes diz que só existe imprensa de oposição – “o resto é armazém de secos e molhados”. O mesmo pode-se dizer, e com muito mais ênfase ainda, a respeito do humor. Não existe humor a favor. O humor é, por natureza, do contra, de oposição.

Mesmo sabendo disso, creio que muita gente se espantou com a carta que Marcelo Madureira, um dos integrantes do grupo “Casseta & Planeta”, enviou à “Folha de S.Paulo” no sábado, 28 de novembro. A propósito de comentar o artigo que Cesar Benjamin publicou no jornal, Marcelo escreveu:

“Em tempos de unanimidades, bajulação, mentiras, censuras veladas e neoperonismos, o corajoso e sensível depoimento de César Benjamin só vem confirmar aquilo de que eu já desconfiava havia muito tempo: que o Brasil está sendo governado por um bando de cafajestes sem escrúpulos. E o que é pior: recebem indenizações pelas suas cafajestadas. Parabéns a César Benjamin e a esta Folha.”

Não sei se o jornal recebeu muitas cartas comentando a opinião de Marcelo, mas nesta quarta-feira, dia 2, saiu a mensagem de um leitor, Washington Luiz de Araújo, incomodado com o que leu na seção de cartas. Diz o texto:

“Até para fazer humorismo as pessoas precisam ser sérias, isentas. Mas há os que confundem personagem fictício com real. É o caso de Marcelo Madureira, do ‘Casseta e Planeta’. O ator não foi nada sério ao abordar o lamentável artigo de César Benjamin. Com que isenção vou assistir ao programa humorístico sabendo que um de seus produtores e atores traz na alma tanto veneno, acreditando numa coisa descabida sem aguardar pela constatação dos fatos?”

Pensando no “Casseta & Planeta” em retrospectiva, e nas piadas que ele faz com Lula, não acho que seja muito diferente da forma como o programa já tratou outros presidentes – lembro, sobretudo, de Fernando Henrique e Itamar Franco. Lendo a carta de Marcelo Madureira, posso imaginar que, dependendo dele, a visão que o programa apresenta de Lula é muito amena.

Autor: - Categoria(s): Brasil, jornalismo, televisão Tags:

Ver todas as notas

4 comentários para “Carta em jornal mostra que “Casseta & Planeta” pega leve com Lula”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Mauricio Stycer and Claudio, @uau news. @uau news said: Carta em jornal mostra que “Casseta & Planeta” pega leve com Lula http://idek.net/iw4 […]

  2. Rodrigo A R disse:

    Estou certo que você sim deveria também estar nos quadros do Casseta. Querer nos fazer engolir a carta do humorista decadente é de nível parecido com o do artigo originário e o consequente comentário publicado. Lastimável.

  3. Rafael Borges disse:

    Mauricio, já soube de uma palestra do Marcelo Madureira na UFRJ em que ele falou sobre a censura velada do governo Lula em relação às piadas do programa. O fato é que, durante muito tempo, o Casseta & Planeta só fez piadas chapa-branca com o Lula, nunca o associando aos escândalos de corrupção que se sucederam. Agora parece que eles estão mudando de atitude e pagando pra ver. Há muito tempo, no Twitter, Beto Silva e Helio de la Peña fazem piadas com o governo e se assumem como oposição. O programa já anda fazendo algumas piadas mais confrontadoras. E, agora, esta carta do Marcelo.

  4. OSWALDO JR disse:

    Mauricio, humor a favor de políticos não existe e não deve existir. Se o programa Casseta e Planeta faz um humor a favor dos políticos, é melhor tirá-lo do ar. a televisão Brasileira não cria um programa de humor para ficar bajulando político e sim para entreter a população.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo