Publicidade

Publicidade
02/12/2009 - 21:26

Em guerra com a Record, Globo homenageia Lombardi

Compartilhe: Twitter

Pela importância que adquiriu no imaginário do brasileiro nos últimos 40 anos, o locutor Luiz Lombardi Neto merece todas as homenagens, inclusive o destaque que ganhou na edição do “Jornal Nacional” na noite de quarta-feira. Além de ter sido mencionada entre as principais notícias do dia, a morte de Lombardi foi objeto de uma reportagem generosa do principal noticiário da Globo, com direito, até, a uma imagem de Silvio Santos.

Não custa lembrar que, até recentemente, o SBT de Silvio Santos era o principal concorrente da Globo e orgulhava-se de ocupar a vice-liderança. Era um rival guerrilheiro, mas pouco ameaçador, e suas eventuais vitórias no Ibope, como ocorreu com “Casa dos Artistas”, eram vistas com um misto de espanto e desprezo.

O quadro mudou nos últimos anos, com a ascensão da Record, culminando com a perda, pelo SBT, da vice-liderança. Como se sabe, diferentemente da emissora de Silvio Santos, a rede da Igreja Universal do Reino de Deus não se orgulha nem se satisfaz com o segundo lugar. Quer alcançar a liderança da Globo – e essa disputa entre as duas emissoras tem provocado lances ferozes, que não cabe aqui, neste momento, comentar.

O fato é que não apenas o SBT lamenta ter perdido a vice-liderança para a Record, como também a Globo. Enxergo na cobertura simpática da morte de Lombardi mais um lance deste quadro – uma sinalização da emissora da família Marinho à concorrência.

Em junho de 2008, Daniela Beyruti, herdeira e sucessora de Silvio Santos, deu uma raríssima entrevista, publicada na revista “Poder”. Ao longo da conversa, conduzida por mim e pela jornalista Simone Galib, Daniela falou com muito carinho da Globo, como pode-se ler no trecho a seguir:

No ano passado (2007), fiz um estudo da grade da Globo. Aprendi a ter um respeito e uma admiração muito particular. É tão bem programado com o hábito do brasileiro. É muito legal. Eles têm uma programação direcionada. A gente era a segunda opção. Quando você perde isso, você se pergunta: “Onde eu me perdi? O que aconteceu?” Só quando você perde, você se depara com esta questão.

Enfim, melhor para os espectadores do “Jornal Nacional” que Lombardi tenha merecido uma reportagem à altura da sua importância. Só tenho dúvidas se essa situação teria ocorrido em outro momento.

Autor: - Categoria(s): televisão Tags: , , , , , ,

Ver todas as notas

173 comentários para “Em guerra com a Record, Globo homenageia Lombardi”

  1. Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by mauriciostycer: Em guerra com a Record, Globo homenageia Lombardi. http://migre.me/d91K

  2. sara disse:

    nao sabia q a entrevista na poder com a daniela era sua, mauricio
    mto boa

  3. […] Em guerra com a Record, Globo homenageia Lombardi – Não custa lembrar que, até recentemente, o SBT de Silvio Santos era o principal concorrente da Globo e orgulhava-se de ocupar a vice-liderança Tags: globo, record, sbt, televisão 03/12/09 | 05:01 | (0) Comente! […]

  4. cissa disse:

    eu não assisto a rede globo pelo simples fato de querer manipular as familias no pais por exemplo eu gostaria muito de ver a xuxa no programa da hebe no dia a dia da band no hoje em dia u adoro o luciano huck mas nunca assisto seu programa por ser na globo

    • ze disse:

      pq vc é muito idiota! vc ja viu por acaso a hebe no programa da xuxa? ou a anna hickiman dando entrevista pro fantastico? as outras tvs tbm não liberam seus artistas, seja um pouco mais inteligente e comece a prestar atenção nisso.

    • Jose disse:

      Frescura isso!!!

  5. William disse:

    Realmente não entendi Sr Stycer! Qual é o problema em uma emissora como a Record ou qualquer outra querer ter a ambição da liderânça? Ou o Sr acredita ainda que a Globo permanecera no topo para sempre?

    • wilson disse:

      vc já ouviu falar concorrência desleal? Pesquise, e saberá de onde vem o monte de dinheiro da record.

    • Fabio disse:

      Cara, aprende a ler!
      Não tem problema algum alguém querer a liderança. Mas a Record QUER a liderança e o SBT se contentava em ser o segundo colocado. Era o vice que não incomoda, agora a Globo tem concorrência, isso OS incomoda, coisa que não acontecia com o SBT.

  6. Josué Nobre disse:

    Vale lembrar que Lombardi não era apenas da emissora concorrente e sim um artista brasileiro. em um momento como este penso que não seja a hora de pensar em ibope ou em quem quer aparecer mais e sim respeitar a morte de uma grande estrela que subiu para o céu.

  7. morival sateles novaes disse:

    o sbt tem que voltar a vice liderança

  8. Cassy Távora disse:

    Assim pensamos (Que há de?) Há aqueles que saem de uma vida menor para uma vida maior. São chamados eleitos. A globo prestou uma homenagem justa quer quanto ao índivíduo quer quanto ao processo de comunicação em suas relações sócio-cultural. O processo de comunicação possui uma axeologia(teoria de valor). O processo de comunicação, na sua inteireza, reveste-se de um compromisso social. O processo de comunicação ,como um engajamento, reveste-se de um corporativismo quer ideológico, político, religioso. Não comunica para todos. Para alguns de sua casta. Na antiga União soviética(Kruchov) e na Alemanha nazista(Hitler) a comunicação era um braço da ideologia. Era a voz única e todas as outras vozes em silêncio e amordaçadas. Admiro lembrar Sílvio Santos. Abravanel. Raça judaica.

    • Joyce Moraes disse:

      O celega Cassy falou muito e não disse nada….”é pra kabar” hein!!! cadê a coerência?????

    • lara s disse:

      fazendo apologia!!!!
      tsc tsc

  9. João Cunha disse:

    O articulista esqueceu apenas de informar que a RECORD está quase empatando com a GLOGO, mas utilizando da milionária arrecadação da Igreja Universal que lhe paga muito mais que pagaria à Globo no horário da madrugada com quatro vezes mais audiência naquele horário do que a Record. Estaria o ilustre articulista também a soldo de Edir Macedo? Com essa concorrência(mina de dinheiro) desleal eu não tenho dúvida de que no máximo em dez anos a Globo, realmente, perderá a liderança, infelizmente, pois não se pode comparar o nível da programação(V. Globo Repórter, Globo Ciência, Globo Ecologia, Tele-Curso, etc)

    • paulo henrique disse:

      João Cunha, desculpe-me mas vc esta equivocadissimo e esta se baseando em informação da propria Globo , assista no google o filme ” munto alem de Cidadão Kane” e sucesso.

    • Emerson disse:

      Verdade, João Cunha. A única coisa que gostaria de mencionar é que os programas de qualidade que você citou na grade da Globo não estão entre os campeões de audiência. Infelizmente, o que o público quer é lixo e, portanto, pra mim, não importa quem seja líder ou vice-líder, é tudo a mesma bos.ta.

  10. paulo disse:

    todo império tem seu fim, só uma questão de tempo…

    • anderson disse:

      O problema é quando o Império quebra os barbaros dividem as terras, e nunca alcançam a gloria anterior.

    • Carlos disse:

      …o ruim é quando o outro Império é pior…

  11. nil disse:

    A reportagem tambem foi repetida no jornal da globo.

    acho que a globo tem saldades da vice anterior, o sbt.
    causava menos dor de cabeça do que a tv do dízimo, a record.

    • antony disse:

      vc tem razão o dizimo diz tudo, so os otarios é que não ve
      só vão perceber quando o bolso estiver vazio e o milagre sumir.

  12. Johnny Flávio disse:

    Eu acho que isso minimizaria o próprio Lomabrdi. Ainda que ele estivesse na Record, seria justa a menção do JN, e acredito que ocorreria.

  13. nil disse:

    Pro sbt voltar a vice é só questão de tempo.

  14. Mari disse:

    O que nos interessa como telespectadores é a notícia, com ética, com respeito e profissionalismo, que sem dúvida caracteriza o padrão de qualidade da Globo.

  15. Evandro Santos disse:

    O Lombardi, um dos ícones da TV brasileira, está acima de guerra entre TVs. É uma figura nacional. Por isso o destaque da notícia pois, pelo menos duas gerações, cresceram ouvindo sua marcante voz.

    • JOSÉ CARLOS - MATO GROSSO disse:

      VERDADE, ELE ERA TALENTOSO E TEM MESMO DE SER MOSTRADO POR TODOS OS CANAIS, EU PENSO

  16. adlaberto lima santos disse:

    ….Com estas e outras, os podres de cada emissora vão sendo expostos ao publico,e com isso,entendemos que não podemos acreditar no que afirmam as emissoras que vão ao ar,alienando nosso pensamentos e formando uma opinião mentirosa e interesseira.

  17. jp disse:

    TODOS TÊM O SEU LUGAR AO SOL.CADA UM ASSISTE O QUE QUER. NÃO IMPORTA A OPINIÃO DO DONO DA EMISSORA. PARA ISTO QUE DEUS CRIOU O HOMEM COM CAPACIDADE DE DISSERNIMENTO PARA QUE SEJA CONDUZIDA A SUA VIDA, A SUA MANEIRA, SEM CURVAS.

  18. Recruta, Poldowski, Capitão disse:

    Sabe o que achei bacana.

    Ontem no 1 contra todos .

    O Otávio Mesquita que é de outra emissora. Participando de um programa. E o Sr. Roberto Justus agradecer a participação e elogiar o programa de outra emissora.

    Isso acontece na globo ? Não , Não.

    Mas lembro quando a Globo autorizava alguns atores a participarem do Jô Soares 11 e Meia no SBT.

    E era bem bacana.

  19. Rebeka disse:

    Ridículo o comentário. insere naquela seara do prejulgamento mesquinho e inconsequente, típico dos pequenos de espírito. é isso.

  20. Reinaldo disse:

    Acho que muito da audiencia da tv é perdida pela internet muita gente ve mais internet que tv torço para que cada vez mais a internet ganhe audiencias e a televisão caia na audiencia tv tem pouca opção internet tem uma infinidade de opções.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo