Publicidade

Publicidade
02/12/2009 - 21:26

Em guerra com a Record, Globo homenageia Lombardi

Compartilhe: Twitter

Pela importância que adquiriu no imaginário do brasileiro nos últimos 40 anos, o locutor Luiz Lombardi Neto merece todas as homenagens, inclusive o destaque que ganhou na edição do “Jornal Nacional” na noite de quarta-feira. Além de ter sido mencionada entre as principais notícias do dia, a morte de Lombardi foi objeto de uma reportagem generosa do principal noticiário da Globo, com direito, até, a uma imagem de Silvio Santos.

Não custa lembrar que, até recentemente, o SBT de Silvio Santos era o principal concorrente da Globo e orgulhava-se de ocupar a vice-liderança. Era um rival guerrilheiro, mas pouco ameaçador, e suas eventuais vitórias no Ibope, como ocorreu com “Casa dos Artistas”, eram vistas com um misto de espanto e desprezo.

O quadro mudou nos últimos anos, com a ascensão da Record, culminando com a perda, pelo SBT, da vice-liderança. Como se sabe, diferentemente da emissora de Silvio Santos, a rede da Igreja Universal do Reino de Deus não se orgulha nem se satisfaz com o segundo lugar. Quer alcançar a liderança da Globo – e essa disputa entre as duas emissoras tem provocado lances ferozes, que não cabe aqui, neste momento, comentar.

O fato é que não apenas o SBT lamenta ter perdido a vice-liderança para a Record, como também a Globo. Enxergo na cobertura simpática da morte de Lombardi mais um lance deste quadro – uma sinalização da emissora da família Marinho à concorrência.

Em junho de 2008, Daniela Beyruti, herdeira e sucessora de Silvio Santos, deu uma raríssima entrevista, publicada na revista “Poder”. Ao longo da conversa, conduzida por mim e pela jornalista Simone Galib, Daniela falou com muito carinho da Globo, como pode-se ler no trecho a seguir:

No ano passado (2007), fiz um estudo da grade da Globo. Aprendi a ter um respeito e uma admiração muito particular. É tão bem programado com o hábito do brasileiro. É muito legal. Eles têm uma programação direcionada. A gente era a segunda opção. Quando você perde isso, você se pergunta: “Onde eu me perdi? O que aconteceu?” Só quando você perde, você se depara com esta questão.

Enfim, melhor para os espectadores do “Jornal Nacional” que Lombardi tenha merecido uma reportagem à altura da sua importância. Só tenho dúvidas se essa situação teria ocorrido em outro momento.

Autor: - Categoria(s): televisão Tags: , , , , , ,

Ver todas as notas

173 comentários para “Em guerra com a Record, Globo homenageia Lombardi”

  1. Rogério disse:

    não estou aqui defendo essa ou aquela emissora
    mas olha a quantidade de ‘patrocinadores” que a Record tem…..

  2. Francisco Pedro Ramos disse:

    Vejam o que a inveja leva as pesoas a afirmar, no entanto, a Globo produz as melhores novelas do mundo. Acaba de ganhar o prêmio Emmy de novelas. Por outro lado suas novelas, como dizia no passado “novela é cultura”, levantam problemas que ocorrem na nossa sociedade fazendo com que as pessoas raciocinem sobre o assunto. Suas novelas não são “água com açucar”, sem substância. Quanto à Record, ninguém ignora suas atuais origens. Uma observação: vocês já notaram, por exemplo, que às portas dos templos da IURD não há mendigos pedindo esmolas? Eles não os deixam. Todo e qualquer dinheiro é para ser arrecadado dentro de seus templos, para eles.

  3. Benedito (PR) disse:

    É um ano dificil pra Silvio Santos. A perda da vice-liderança, o abandono de seu até entáo pupilo e ingrato Gugu e agora a morte de seu, além de colega de trabalho,amigo pessoal e até conselheiro. Com a morte de Lombardi, passamos a conhecer sua face, mas perdemos sua linda e imponente voz, uma verdadeira dádiva divina, Isso nos faz refletir que mesmo sendo famosos ou anônimos, não somos eternos.

  4. CARIOCA disse:

    É só uma caixinha de ressonância

  5. munike disse:

    eu acho que a globo sempre vai ser superior a record ,porque a globo tem algumas coisas que a record nunca vai ter.. como exemplo respeito ao telespectadores eles ñ ficam alfinetando a record só quando eles pedem por que o que eles fazem é pedir pra passar um pouquinho na globo quem sabe assim ganham um pouquinho de audiencia …eu gosto muito dos programas da globo ñ vejo a record como uma rival da globo a globo é muito superior a isso eles são uns imitadores da globo ……

  6. Kiu kiu disse:

    AFFF! eU TENHO NOJO DA RED RECORD ( UM CURRAL)..dinheiro do povo pode tudooo!

  7. Raymundinho disse:

    A morte de um cidadao de bem é sempre lamentavel, o que nao é ético é este fato ser usado para mais um capitulo da guerra das tvs. A tv brasileira um dia ainda trará um quadro diariamente mostrando quantas criancas morreram de fome, de dengue …de aids. Ainda trará um quadro de nossas emissoes de co2 diario. Ainda mostrara a cara do brasileiro para todo mundo no JN e passara a ser uma televisao de respeito.

  8. luis disse:

    euclide!!!!!!!!!

  9. valter disse:

    mais uma vez tiro o chapeu p/ redeglobo uma justa homenagem ,se foi para atingir a record ,fazer o que o mundo e dos espertosgrande jogada da globo

  10. joão disse:

    pela muita baixaria e mau exemplo da globo e record fez me optar pela tv a cabo

  11. Fernandes disse:

    Mauricio , você perdeu uma grande chance de não escrever bobagens como esse texto , confuso e inuti , todas as redes de TV vão noticiar e cobrir a despedida do Lombardi , pela grande figura que foi e pelo mistério que cercava a sua ”aparencia” que poucos conheciam…isso que vc fez é fofoquinha barata mesmo! Sò pra chamar a atenção.

  12. Cristina disse:

    Pra mim foi apenas uma homenagem a uma das vozes mais importantes da tv Brasileira, não tem nada a ver com a briga pela liderança.

  13. Jorge disse:

    Me desculpem os outros canais, mas se tem dois canais do qual eu gosto é SBT e Globo, eles não usam a reportagem sensacionalista que só pega pessoas (até me desculpem o sentido das palavras) ignorantes…

  14. Ghallo disse:

    E ai Mauricio – Palmeiras 3 X 0 Botafogo.
    Na globo

  15. josé geraldo disse:

    O Costa falou não consigo ver outro canal, ou seja, ele só ver a globo, portanto só ver aquilo que está na sua frente, não consegue olhar para os lados, não por cegueira lateral e sim porque não quer olhar. Dizem que o pior cego é aquele quer não quer enxergar

  16. Beatriz disse:

    Nada contra o SBT, mas tb num tenho nada a favor… a Record está cerscendo, melhorando muito! E por isso merece a liderança!

  17. Juliana disse:

    hahaa indiretinha bem sem graça essa da Globo, heim! Que els estão com emdo da Record não é segredo!

  18. sheila disse:

    Fernandeees! Concordo com vc! Fofoquinha, heim! Tá querendo espaço na Globo, eh?!

  19. Daniela disse:

    Claaaro que a Globo lamenta que o SBT tenha perdido o posto de segundo lugar, eles não eram uma ameaça! Agora quero ver segurar a Record!

  20. Julio disse:

    Isso é falta do que falar? Quanta bobeira! Qual é o problema, de uma emissora comentar sobre um artista de outra emissora que todos conhecem? Essa Record na frente da Globo é poeira na ventania.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo