Publicidade

Publicidade
02/12/2009 - 21:26

Em guerra com a Record, Globo homenageia Lombardi

Compartilhe: Twitter

Pela importância que adquiriu no imaginário do brasileiro nos últimos 40 anos, o locutor Luiz Lombardi Neto merece todas as homenagens, inclusive o destaque que ganhou na edição do “Jornal Nacional” na noite de quarta-feira. Além de ter sido mencionada entre as principais notícias do dia, a morte de Lombardi foi objeto de uma reportagem generosa do principal noticiário da Globo, com direito, até, a uma imagem de Silvio Santos.

Não custa lembrar que, até recentemente, o SBT de Silvio Santos era o principal concorrente da Globo e orgulhava-se de ocupar a vice-liderança. Era um rival guerrilheiro, mas pouco ameaçador, e suas eventuais vitórias no Ibope, como ocorreu com “Casa dos Artistas”, eram vistas com um misto de espanto e desprezo.

O quadro mudou nos últimos anos, com a ascensão da Record, culminando com a perda, pelo SBT, da vice-liderança. Como se sabe, diferentemente da emissora de Silvio Santos, a rede da Igreja Universal do Reino de Deus não se orgulha nem se satisfaz com o segundo lugar. Quer alcançar a liderança da Globo – e essa disputa entre as duas emissoras tem provocado lances ferozes, que não cabe aqui, neste momento, comentar.

O fato é que não apenas o SBT lamenta ter perdido a vice-liderança para a Record, como também a Globo. Enxergo na cobertura simpática da morte de Lombardi mais um lance deste quadro – uma sinalização da emissora da família Marinho à concorrência.

Em junho de 2008, Daniela Beyruti, herdeira e sucessora de Silvio Santos, deu uma raríssima entrevista, publicada na revista “Poder”. Ao longo da conversa, conduzida por mim e pela jornalista Simone Galib, Daniela falou com muito carinho da Globo, como pode-se ler no trecho a seguir:

No ano passado (2007), fiz um estudo da grade da Globo. Aprendi a ter um respeito e uma admiração muito particular. É tão bem programado com o hábito do brasileiro. É muito legal. Eles têm uma programação direcionada. A gente era a segunda opção. Quando você perde isso, você se pergunta: “Onde eu me perdi? O que aconteceu?” Só quando você perde, você se depara com esta questão.

Enfim, melhor para os espectadores do “Jornal Nacional” que Lombardi tenha merecido uma reportagem à altura da sua importância. Só tenho dúvidas se essa situação teria ocorrido em outro momento.

Autor: - Categoria(s): televisão Tags: , , , , , ,

Ver todas as notas

173 comentários para “Em guerra com a Record, Globo homenageia Lombardi”

  1. marcio disse:

    viva a record. ……… que esta crescendo e encomodando a poderosa, como lonbardi que nao era eterno, a globo tambem nao vai ser nao.,eu nao assisto a globo

  2. Sérgio disse:

    Assistam a RIT e não percam mais tempo com bobagens.

  3. CIDAMOOCA disse:

    Maurício, realmente esse seu comentário de guerra de emissoras foi um tanto sem cabimento.
    O que interessa é a morte de alguém do bem, talentoso e querido do público.
    Como disseram acima ,por mais que tentem, a Globo é superior em muitos programas. A televisão deve e pode ser usada para melhorar nosso entendimento sobre o mundo e coisas, informar, “cobrar” dos nossos poíticos
    atitudes coerentes e honestas, divertir,…enfim pode e deve ser usada para o que for bom.
    Infelizmente a TV Record está indo na contra mão do bom senso. Seus jornalistas (alguns eram confiáveis para mim)
    estão fazendo comentários sobre o apagão e seu causador (Rede Globo) caírem no descrédito.
    O Lombardi deve ser lembrado sim como um ótimo profissional e não tem nada a ver com guerra entre emissoras.

  4. Alexandro disse:

    Causadores de polemica!!! Porquê não veem com bons olhos a homenagem? Foi apenas uma homenagem e nada mais!!!

  5. joao aldir furtado disse:

    Quando a emissora vai mal, logo faz propaganda de
    ¨remedios¨ ou aluga seus horarios para divulgação de
    programas ¨religiosos¨, se a globo faz isso, vai mal.

  6. paulo disse:

    impressiona o quanto se fala no preco de uma propaganda num horário nobre e quanto se fala em ibope….e ai vemos a rede globo em pleno domingo atarde LEVAR CAHORROS DE FAMOSOS NO AR..E FICAR POR 30 MINUTOS FALANDO DISSO…acho que voces da imprensa tem culpa..pois deveriam criticar esse tipo de programa..pois a 20 anos aos domingos só faz mpédia com artistas da casa….e ainda vem ao ar pessoas de 20 anos..querendo passar licao de vida dizendo que o povo tem que acreditar que o pais vai melhorar…sinceramente quem sao eles para dar conselho pra alguem..só voces mesmo da imprensa para concordar e apoiar tudo isso.

  7. jerry anderson disse:

    Acho que a record merece respeito pelo intuito de querer sempre crescer e melhorar sua qualidade. No entanto, o fato de utilizar discaradamente recursos vindos de uma instituição religiosa para se capitalizar, algo digno de vergonha.
    A programação da record não é melhor que a da globo e se observarmos bem chega até a ser uma cópia da concorrente. Já o seu jornalismo é mediocre, pois é utilizado para defender os interesses de Edir macedo e a igreja universal, ou seja, não é nada confiável. Ou alguém já viu a record falar mau de Edir macedo (desculpa não chamá-lo de bispo, pois isso ele não é, já que “sagrou-se” e si mesmo).Melhor chamá-lo de “empresário da fé” que é bem melhor.

    • Ronald Monção disse:

      Caro colega, indiferente de discussões de cunho religioso, mas quem é que ordenou bispo os inúmeros bispos da crença católica? O HOMEM.

      Cada igreja tem sua doutrina, seus dogmas, seus rituais. Portanto, tanto o Papa quanto um Bispo evangélico tem a mesma função para sua crença: É APENAS O LIDER ESPIRITUAL, que foi eleito (ou instituido, como o caso das autoridades religiosas protestantes) pelo próprio homem.

  8. MADAGASCARSHEISSELES disse:

    DEIXE A GLOGO LONGE DE SUA CASA

  9. Reni Mescouto disse:

    IGNORANCIA DE QUEM DIZ QUE NÃO ASISTE A GLOBO, ESTA É A 4ª MAIOR TELEVISÃO DO MUNDO PRINCIPALMENTE PELA QUALIDADE DE SUAS PRODUÇÕES GANHAR AUDIENCIA NÃO É TER QUALIDADE, DEVIAMOS NOS ORGULHAR DE TERMOS AS MELHORES NOVELAS DO MUNDO POR EXEMPLO, VOCES JA CONTARAM QUANTAS TVS ESTÃO ATRAS DA GLOBO NO MUNDO, OU SERÁ QUE VOCES PREFEREM VER NOVELA MEXICANA?

  10. graca disse:

    eu gosto de ler os comentarios das pessoas.Eu fico abismada como o brasileiro escreve errado.e muito dificil vc ler um comentario que nao contenha erros alguns ate bem primarios.e pensar que a grande maioria e jovem.Esse e o futuro do Brasil. ET.Antes que alguem me censure por nao acentuar as palavras,nao moro no Brasil e meu teclado nao tem acento.

    • GEAN disse:

      A globo nao eh essas coisas toda que acham por aih, se fosso ela nao perdia em audiencia, e quem sempre ta na frente um dia pode ir para tras, quem ganha tambem pode perder e ela tem que se conformar com isso, nao ganho nada nem da blobo e nem da record, mas a globo eh podre de rica, nao torco mais p ela.

  11. Aguinaldo disse:

    A VERDADE É QUE NOS ULTIMOS 15 DIAS O BRASIL PERDEU DUAS VOZES MARCANTES, HERBERT RICHARS E LOMBARDI, QUANTO A GUERRA DE AUDIENCIA, A GLOBO SOZINHA GANHA DE TODAS AS OUTRAS JUNTAS, ISSO É FATO.

  12. Ronald Monção disse:

    “Mari disse: 3/12/2009 às 11:39O que nos interessa como telespectadores é a notícia, com ética, com respeito e profissionalismo, que sem dúvida caracteriza o padrão de qualidade da Globo.”

    Mari, me desculpa, mas a Globo nunca teve ética. Pesquise bem a maneira que a família Marinho conseguiu a autorização para suas transmissões (algo vergonhoso).

    A Record não negou nunca que é uma emissora da Igreja Universal, que seus recursos vem sim das contribuições dos fiéis e sempre deixa claro a seus fiéis que precisam de auxílio para manter a emissora (sou evangélico, porém não gosto da doutrina da IURD, então não tenho pq defendê-la, apenas falo o que sei e o que é correto).

    Quanto a Globo, homenagem justa (porém manipuladora), pois, se alguns não se lembram, em 2000 ou 2001 (não me recordo muito bem a data), a Escola de Samba Tradição do Rio de Janeiro, fez um samba-enredo em homenagem ao maior comunicador do nosso país, Silvio Santos, e vocês se recordam da cobertura pífea que a “poderosa” fez??? A critica, manipulada pela Globo, classificou o samba-enredo como “fraco e mediocre”, porém a cobertura da Globo foi ridicula, e não mostrou detalhes e ocultou artistas do SBT que desfilaram pela agremiação.

    Então, pergunto, a Globo é etica? É profissional?

    NÃO!!!!!!

  13. mauro disse:

    eu não assisto a record pois acho que ela só produz lixo em vez de exibir programas realmente úteis para o povo, fazer o que, o povo gosta não é. viva a globo!

  14. Waldir Bitar disse:

    Também é verdade que nos ultimos meses perdemos pessoas importantes, na musica, nas artes pessoas de bem honestas e que mereciam viver mais.
    O que eu lamento é não saber quando vamos perder todos esses politicos sujos corruptos de Brasilia que só envergonham nosso pais.
    Infelizmente estão todos muito vivos.

  15. pedro disse:

    Agora, tirando essa podridão que existe nos trópicos assolando nossas emissoras creio que a Rede Record está produzindo programas de muito bom gosto: Filmes atualíssimos, seriados atuais e de ponta, um telejornal bem dirigido, apenas as novelas é que precisam amaduecer, nada que um bom investimento não resolva e isso a Record está fazendo de modo pesado (rss). Os Programas de entretenimento e de utilidade pública da Record são melhores do que os da Globo, basta comparar O “Mais Você” c/ o apresentado pela manhã pelo Edu Guedes, Cris Flores, etc.
    A Globo parece não ter dinheiro p/ exibir filme c/ menos de 5 anos de lançamento. Seu Casseta e Planeta não faz rir nem criançinha de 6 anos de tão banal e ridículo que se tornou. Zorra Total? compete c/ o CQC? Aliás, quem consegue rir c/ aquilo?
    Fala Sério!
    Uma coisa é avaliar qualidade de programação outra bem diferente é torcer por qualquer uma das duas, o que demonstra uma ingenuidade de caráter sem igual.

  16. pedro disse:

    É verdade, me sinto um ET quando vejo um apresentador mostrar cachorros de famosos e um país inteiro c/ os olhos colados, grudados na apresentação brilhante dos cães das celebridades. Fico impressionado como aqueles cães são fantásticos no que fazem. Uma Hipnose coletiva, de massa, um contigente de pessoas unidas num mesmo ideal: assistir à relevante apresentação de um cão de celebridade.
    E o pior: Ninguém desconfia do rídiculo. E isso não é mico, é o rídiculo mesmo!
    E olha que não tô falando nem em dirigir a atenção p/ os verdadeiros problemas não, eu só tô solicitando um pouco menos de frescura e egocentrismo e vaidade e futilidade. É pedir muito?
    Eu sou de um outro planeta mesmo!

  17. renatto disse:

    Bom achei ótimo o que a Rede globo fez,isso é raro,
    e me preoculpou muito achei que eles não falariam desse home Lombardi que era uma pessoa bastante carinhosa,tem gente que realmente tem coração nesta emissora,parabéns REDE GLOBO.

  18. cacccdddd disse:

    MELHORES NOVELAS DO MUNDO?
    SABE QUAL E O SCRIPT INVEJA, DESTRUIÇÃO DA FAMILIA, ETC,….

  19. Beth disse:

    Realmente eu não esperava por isso, já que no seleto e restrito mundinho da Rede Globo de Televisão, nada que não venha de lá de dentro tem real importânca. Nunca imaginei que eles falariam de Lombardi e muito menos colocariam uma foto de Silvio Santos… afinal, eles não fazem parte do mundo global. Mas eu fiquei abalada com a perda de um ícone que, sempre junto de Silvio Santos, entrou em nossas casas pela porta da frente. Insubstituível.

  20. Mauricio disse:

    Vocês tem todo o direito de não assistir a Record e não gostar de evangélicos (isto é um direito de voces, e temos que respeitar). Mas meus amigos, não defendam a rede Globo com tanta convicção porque existem muito mais coisa por traz dela que a gente possa imaginar.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo