Publicidade

Publicidade
07/12/2009 - 10:32

Torcida mantém Botafogo na primeira divisão

Compartilhe: Twitter

botafogo torcidaApesar da vocação deste time para disputar a Série B, o Botafogo encontrou, quase que por milagre, o caminho para permanecer na primeira divisão. Como há muito tempo não se via, a torcida fez a diferença nos últimos dois jogos disputados no Engenhão, contra o São Paulo e o Palmeiras.

Os rivais adoram brincar que a torcida do Botafogo cabe numa Kombi. Como a auto-estima do botafoguense não é lá essas coisas, estamos sempre precisando provar que temos uma torcida de verdade, apaixonada e dedicada, capaz de lotar qualquer estádio.

O Engenhão, nesse sentido, veio bem a calhar. Ele parece perfeito para as dimensões atuais do Botafogo. Um estádio moderno, com capacidade para 44 mil torcedores, capaz de produzir aquele efeito que os jogadores sentem em campo.

Depois de levar 26 mil pessoas ao Engenhão contra o São Paulo, o Botafogo, desesperado, atraiu 38 mil torcedores neste último domingo, contra o Palmeiras. É verdade que a diretoria reduziu o preço dos ingressos, mas na situação em que o time estava, precisando vencer um dos líderes do campeonato para se salvar, esse número mostra que a torcida deu prova de coragem, dedicação e amor pelo time.

Botafogo gloriosoCuriosamente, essa reta final do Brasileiro, triste para o Botafogo, lutando contra o rebaixamento, coincide com o lançamento de uma nova fornada de livros sobre o time. São quatro títulos que, ao iluminar as glórias e lembrar os heróis que já vestiram a camisa alvinegra, ajudam a explicar a paixão de seus torcedores.

Três desses livros integram a coleção “Paixão Entre Linhas”, da editora Leitura, dedicada aos doze principais times do Brasil. Os volumes vem acondicionados em uma caixa com as cores da bandeira do time. O livro principal, “Botafogo: o Glorioso!”, é de autoria de um dos mais famosos jornalistas botafoguenses, o apaixonado Roberto Porto, autor de outro livro essencial para o torcedor alvinegro, “Botafogo, 101 Anos de Histórias”.

Neste “O Glorioso!”, Porto relembra histórias saborosas, desde os primórdios, detendo-se, naturalmente, nos períodos mais gloriosos (décadas de 50 e 60) e chegando até 1995, ano da conquista do Brasileiro pelo Botafogo. Como todos os títulos desta coleção, o do Botafogo é acompanhado por um livro infantil, “Uma Estrela Solitária que Conduz”, de Eduardo Ávila, e um pequeno volume com dados históricos sobre o time.

Botafogo 10 maisO outro lançamento é “Os Dez Mais do Botafogo”, do jornalista Paulo Marcelo Sampaio. O livro integra uma coleção da Maquinária Editores, que já lançou livros semelhantes sobre outros times.

Como nos demais volumes, a seleção dos “dez mais” é feita a partir das indicações de dez torcedores ilustres. O que diferencia o livro dedicado ao alvinegro é a qualidade dos dez nomes escolhidos: Heleno de Freitas, Nilton Santos, Garrincha, Didi, Zagallo, Manga, Gerson, Jairzinho, Paulo Cezar e Túlio.

Não preciso dizer nada sobre esses dez jogadores que brilharam com a camisa do Botafogo. É em nome deles, e de muitos outros que não couberam no livro de Paulo Marcelo Sampaio, que os torcedores foram ao Engenhão neste domingo empurrar o time. Que o Botafogo volte, em 2010, a honrar a sua tradição. A sua torcida merece.

No iG Esporte há uma enquete para saber, entre os dez mais do Botafogo, qual é o preferido do leitor.

Crédito da foto da torcida, domingo, 6 de dezembro, no Engenhão: Gazeta Press

Autor: - Categoria(s): Esporte Tags: , , , , ,

Ver todas as notas

13 comentários para “Torcida mantém Botafogo na primeira divisão”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Mauricio Stycer, TechJoker (Tchelo). TechJoker (Tchelo) said: RT @mauriciostycer: O blogueiro veste a camisa e escreve: Torcida mantém o Botafogo na primeira divisão http://migre.me/dvYJ […]

  2. Eterno Noturno disse:

    É a única Torcida que apareceu e puxou o time prá cima mesmo sem o time estar correspondendo.
    A torcida do flunimed começou a apoiar depois que o time se superou na partida contra o Cruzeiro. A torcida da nação, quando o time não corresponde em campo, é a maior torcida muda do mundo.

    O Bota é Fogo, o resto é cinza.

    • José Paulo Kupfer disse:

      Eterno,

      Torcedor, claro, pode tudo. Pode até esculachar a torcida de outros times. Mas o bom mesmo é comemorar os feitos do seu. Deixe os tricolores e sua maravilhosa torcida em paz. Nós sabemos o que podemos comemorar. E é muito!

      Parabéns ao Botafogo e aos seus 15 torcedores…

  3. Eduardo disse:

    Nós merecemos…

    Agora é cobrar um 2010 mais digno (e com a torcida de ontem).

    • paulo vani da silva júnior disse:

      parabens fogão pela nossa vitoria calamos a boca dos vascainos porque ninguem cala esse nosso amor e é por isso que eu canto assim fogo fogooô

  4. Falo mesmo !!! disse:

    O Botafogo tem a torcida de acordo com o time que possui, ou seja… RIDÍCULA !!!!!

  5. Falo mesmo !!! disse:

    Ahhhhh… Esquecí, vcs são tão ridículos q não conseguem encher nem o Vazião !!!!
    Huhauhuahuahuahuahuahuahua…

  6. Jorge disse:

    Apesar de se apresentar como “falo mesmo”, voce perdeu uma grande chance de ficar calado. Fogão 2010.

  7. Gil disse:

    Mauricio,

    O seu xará, atualmente exercendo a presidência, foi escolhido a dedo por pessoas que já rebaixaram o time e acabaram com as finanças e prestígio do clube ao final dos seus mandatos.
    O presidente Omisso Omissão (MA), está seguindo a risca o que determinam esses ex-presidentes e conselheiros. Nesse ano, apesar dos esforços, não foi possível, por causa da torcida, como você bem disse, mas temo pelos dois próximos anos.

    Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

  8. Ricardo disse:

    Maurício, esse livro dos 10 mais da história alvi-negra comete pecados lamentáveis. Inclui Manga (frangueiro) e Zagalo (medíocre), e exclui simplesmente os 2 maiores artilheiros da história do clube, Quarentinha e Carvalho Leite. Quanto ao Kupfer, gostei da ironia dos 15 torcedores. Recomendo a ele ler a edição dos 10 mais do Fluminense e comparar com a do Botafogo. Ele vai entender porque existem 15 torcendo pelo alvi-negro e apenas 10 torcendo pelo Flu…

  9. FLUNIMED......... Q Linduuuuuuuuuuuuu.. Gostei.... essa Parceria.. disse:

    hahahaha.. caracasssss.. Quem são Vcs.. “Bostafogos”. hahahaha… kakakakaka…há Qt Tempo Vcs não dão as caras em disputas de CAMPEONATOS!!!!!!!.. Vcs sao Pequeninos… só se dizem “glande” por causa da Mídia Carioca.. afinal de Contas.. o Rio tem tao puquinho de time Grande.. não é..??.. Flu/Fla.. e o Bacalhauuuu.. Subiram…!!!.. agora sim.. são tres.. Correto..??.. agora Vcs..??.. Qd encherem o “VAZIÃO”.. aí sim podemos sentar na mesa para Conversar..??…. e vê se leva algum.. porq.. nao vou Fazer Lanchinhuuu.. não… EU SOU FLUSAO E NÓS ALMOÇAMOS.. NÃO Lanchamos… hehehehe.. Vleu..??? Bjões…… e Cuidado o próximuuu ano héim… Vcs estão Fresquinhos p/ Cair… o Seu Timeco.. é muitu RUIMMMM.;; kakakakka… FUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII………

  10. Ricardo disse:

    Rs rs…Flunimerd, pelo jeito que vc escreve, ou é mulher, e aí eu perdoô a ignorancia, ou é….torcedor do Flor…rsrsrsrs

  11. fernando disse:

    e essa porra mesmo botafogo ate a morte
    vlw fogao tu es o glorioso
    segunda nunca mas 2010 fogao campeao do brasileirao

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo