Publicidade

Publicidade
11/12/2009 - 11:58

A educação pelo leitor

Compartilhe: Twitter

Depois de um ano e meio, estou deixando o iG, onde fui alfabetizado em matéria de Internet, em direção a um novo desafio profissional. Roubo de um dos mais famosos poemas de João Cabral de Mello, “A Educação pela Pedra”, o título deste texto com que pretendo me despedir dos leitores deste blog.

Porque, se João Cabral extraiu da pedra a dicção de sua poesia, posso afirmar que descobri, no contato diário com os leitores, uma dimensão do jornalismo que teimei muitos anos em ignorar.

Escrevi, até esta sexta-feira, 538 textos para o blog e colhi 29.919 comentários a respeito do que foi publicado aqui. Como repórter especial do iG, produzi mais de duas centenas de reportagens e críticas, no período, publicadas em páginas do Último Segundo, no Esporte e no Babado, com outros milhares de comentários.

Conheci os mais variados tipos de leitores. Alguns poucos, fiéis, passavam quase todo dia e deixavam algum sinal de sua presença. A maioria, eventual, aparecia em função dos variados temas que propus.

Conheci, e sou muito grato, a todos que vou simbolizar aqui na figura do “leitor-colaborador” – aquele que lê e, rapidamente, comunica um erro, lembra de algo que o autor esqueceu, sugere um link, recomenda algo que pode complementar o post.

Também quero agradecer muito ao “leitor-crítico” – todos aqueles que tiveram a paciência de apresentar idéias em contraste com as minhas, propor visões diferentes, questionar o meu ponto de vista, sugerir novos enfoques.

Aprendi muito, ainda, com o “leitor-tropa-de-choque”, que entrou neste blog para manifestar a sua revolta com as idéias do blogueiro e, mesmo num tom de voz alto, exaltado, me ajudou a entender como devo ter cuidado com o impacto das minhas palavras.

Sem demagogia, colhi lições até do “leitor-covarde”, a pior espécie que habita a Internet – aqueles sujeitos, protegidos pelo anonimato, especialistas em defender interesses escusos, ofender quem pensa diferente deles e alimentar o terror.

O curso sobre Internet que tive no período também contou com lições fundamentais dos meus generosos companheiros de trabalho, Caio Túlio Costa, Mario Vitor Santos, Alessandra Blanco, Mariana Castro, Gian Oddi e as dedicadas equipes do Último Segundo, iG Esporte e Babado. Desejo muito sucesso, a todos que permanecem, nesta nova fase do iG.

Como disse no início, creio que fui alfabetizado em matéria de Internet neste convívio diário, por um ano e meio, com os leitores. Sinto-me pronto para seguir adiante nesta mídia e convido, a quem se interessar, a acompanhar os próximos passos da jornada pelo meu Twitter.

Deixo-os na companhia de João Cabral. Obrigado.

A educação pela pedra

Uma educação pela pedra: por lições;
para aprender da pedra, freqüentá-la;
captar sua voz inenfática, impessoal
(pela de dicção ela começa as aulas).
A lição de moral, sua resistência fria
ao que flui e a fluir, a ser maleada;
a de poética, sua carnadura concreta;
a de economia, seu adensar-se compacta:
lições da pedra (de fora para dentro,
cartilha muda), para quem soletrá-la.

*
Outra educação pela pedra: no Sertão
(de dentro para fora, e pré-didática).
No Sertão a pedra não sabe lecionar,
e se lecionasse, não ensinaria nada;
lá não se aprende a pedra: lá a pedra,
uma pedra de nascença, entranha a alma.

Autor: - Categoria(s): Blog, Internet, jornalismo Tags: , , ,

Ver todas as notas

26 comentários para “A educação pelo leitor”

  1. O seu comentário está aguardando moderação.

    Title…

    […]we came across a cool site which you may well appreciate. Take a appear in case you want[…]…

  2. O seu comentário está aguardando moderação.

    Удивили! Удивили и порадовали не то слово… http://ieport.ru/34342-stolichnye-yelektroseti-v-setyax-chelyabinskoj.html

  3. ヴィトン disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.

    Interrogator Ursulina truly enjoys ヴィトン photo, toy collecting. The thing she treasure the most is enjoying an Buffalo sabres hockey-game.

  4. gucci man bag disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.

    016357130241392745592 [url=http://www.supersecrettestserver.com/gucci-man-bag-wholesale-gucci-man-bag-sale/]gucci man bag[/url] gucci man bag

  5. etddd disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.

    Good publication. Furthermore, i think that notebook computers have gotten increasingly popular right now, and today in many cases are the only type of pc utilised in a family group. The reason being concurrently that they are getting increasingly inexpensive, his or her processing strength keeps growing until there’re because strong since pc’s through just a few in years past.

  6. O seu comentário está aguardando moderação.

    717815038554460777453

  7. O seu comentário está aguardando moderação.

    786513408058728926130

  8. O seu comentário está aguardando moderação.

    Senior seo consultant Ursulina is addicted to ヴィトン アウトレット fine art, digital photography. And finally she also really likes checking out new cities and regions for example to Russia.

  9. O seu comentário está aguardando moderação.

    A round of applause for your post.Thanks Again. Really Cool.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo